Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 20 de Novembro de 2007 às 00:47

    Imprimir


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou ontem em Brasília a Campanha Nacional contra a Corrupção Eleitoral. Serão criados comitês da campanha em todos os Estados para receber e acompanhar denúncias de irregularidades nas eleições municipais de 2008. O lema da campanha é “voto não tem preço, tem conseqüência”.

Segundo o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, o objetivo central é mostrar que é possível realizar eleições sem corrupção. “A corrupção eleitoral vicia a vontade do eleitor e a própria democracia”, argumentou Britto. “Qualquer corrupção e abuso do poder econômico comprometem a democracia no Brasil”, acrescentou.

O objetivo do movimento, segundo os organizadores, é coibir a compra de votos. Para isso, pedem aos eleitores que gravem ou recolham documentos sobre qualquer tentativa de fraude e encaminhem aos comitês da OAB. De lá, as denúncias serão enviadas à Justiça Eleitoral ou ao Ministério Público.

“Voto tem conseqüências e conseqüências graves. Queremos um Brasil com eleições limpas e sem corrupção”, explicou o presidente da OAB ontem. “Essa é a bandeira de quem acredita que política é fundamental e não é politicagem.”

O movimento de combate à corrupção eleitoral começou em 1999, com a aprovação do Código Eleitoral, que prevê punição para os políticos que cometam irregularidades nas campanhas. Desde sua aprovação, de acordo com os dados da Ordem, 623 políticos foram cassados.

A expectativa da OAB é de que comitês sejam montados em paróquias, sindicatos e associações de moradores de várias cidades. Os interessados em montar um comitê devem procurar a Ordem (www.oab.org.br), que encaminhará todo o material da campanha, incluindo cartazes, folders e cartilhas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197780/visualizar/