Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 19 de Novembro de 2007 às 23:24

    Imprimir


Muitos motoristas não conseguem dirigir por mais de cinco minutos sem desrespeitar o código de trânsito. Foi o que revelou a observação, feita por uma equipe de especialistas de trânsito, de 628 motoristas.

Eles foram monitorados por cinco minutos ou 2 km. Nesse espaço curto, 81% cometeram ao menos uma infração. Ao longo de um ano inteiro apenas 36% dos mesmos motoristas foram multados.

Uma pesquisa feita em São Paulo revelou que, em média, apenas uma em cada 17 mil infrações é punida com multa. Os erros mais cometidos pelos motoristas são os que a fiscalização mais deixa passar, como deixar de usar a seta para mudar de faixa ou fazer conversões e avançar o sinal vermelho.

"O processo de fiscalização está falido. Se você tem um altíssimo índice de infrações, e esses veículos não têm multas no período de um ano, alguma coisa precisa mudar", diz Horácio Augusto Figueira, da Associação Brasileira de Medicina do Trânsito.

Ensinar melhor também é fundamental, como mostra uma psicóloga de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Há dez anos, quando o novo código de trânsito entrou em vigor, ela constatou que a maioria dos motoristas não conhecia as leis e placas de trânsito. Hoje, ela aplica o teste aos motoristas experientes. "O codigo foi mudado mas os motoristas ainda não", aponta.

E enquanto esse comportamento não mudar, as cenas de desrespeito vão se repetir. Outras poderão até terminar em acidentes.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197783/visualizar/