Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 19 de Novembro de 2007 às 16:20

    Imprimir


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de temporais isolados com chuva forte às defesas civis dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Entre os dias 19 e 20, o deslocamento de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil forma áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva no sul de Goiás; em Mato Grosso do Sul; no sul e oeste do Mato Grosso; em boa parte do estado de São Paulo; no Triângulo Mineiro, sul e Zona da Mata de Minas Gerais e no Estado do Rio de Janeiro. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 e 60 km/hora, especialmente, no centro-leste paulista; no sul e na serra fluminense e na região e metropolitana do Rio de Janeiro. Durante o período, não está descartada a ocorrência de granizo localizado.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os seis Estados são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).





Fonte: MI

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197832/visualizar/