Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 18 de Novembro de 2007 às 07:50
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Percorrendo bairros de Cuiabá e demais municípios de Mato Grosso, a caravana do Mutirão da Cidadania totalizou este ano 234.264 mil atendimentos. Foram seis bairros de Cuiabá, dois de Várzea Grande e 33 cidades do interior. Por todas as localidades que passou, a ação levou serviços públicos essenciais, como emissão de documentos (carteira de Identidade e de Trabalho, cartões do SUS, título eleitoral, CPF, Registro Civil), orientações sobre programas federais, atendimento na área da saúde (aferição de pressão e teste de glicemia), entre outros.

Do município mais próximo ao mais distante da Capital, o intuito do mutirão foi atingir a população carente e levar o direito de cidadania a milhares de pessoas. Localizado a 600 quilômetros de Cuiabá, na região Noroeste do Estado, Rondolândia foi uma das cidades mato-grossenses atendidas, onde houve uma grande demanda para emissão de documentos, principalmente regularização de registro civil. Famílias inteiras se beneficiaram com a ação.

Na região do Parque Nacional do Xingu não foi diferente. Em setembro deste ano, o mutirão movimentou o Posto Leonardo Villas Boas, onde foram atendidas as etnias Kuikuro, Yawalapiti, Aweti, Kamayurá, Waurá, Mehinako, Kalapalo, Nafukuá e Matipú.

No local, um destaque para os atendimentos na área da saúde, que viabilizaram diagnóstico de doenças oftalmológicas, como catarata, além de atendimento odontológico, aferição de pressão arterial e teste glicêmico.

A ação é coordenada pelas secretarias de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). “Esta é a proposta do Mutirão da Cidadania, estar onde existe a demanda e garantir a dignidade dos mais carentes”, reforçou o superintendente de Promoção à Cidadania da Setecs, Roberto Garcia.

REGISTRO CIVIL – Em todos os mutirões uma preocupação constante do Governo do Estado foi reforçar a “Campanha pelo Registro Civil de Nascimento”, já que o Estado apresenta um percentual de 19% da população que ainda não possui o documento. Em parceria com a Defensoria Pública e cartórios de Registro Civil, a ação oferece atendimento à essas pessoas. Tanto os casos de registro tardio, ou seja, pessoas adultas e crianças com mais de 12 anos, como os de primeira e segunda via são encaminhados através do evento.

CONFIRA AS CIDADES E OS BAIRROS ATENDIDOS EM 2007

*Cuiabá: Ribeirão do Lipa, Jardim União, Residencial Coxipó, Jardim Eldorado e Nova Esperança I.

*Várzea Grande: Manaíra e São Matheus

*Interior: Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Alta Floresta, Carlinda, Colíder, Itaúba, Claudia, Alto Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Pontal do Araguaia, Cáceres, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Jauru, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Rondolândia, Jangada, Querência, Água Boa, Parque Nacional do Xingu, Novo São Joaquim, Jaciara, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Dom Aquino, Itiquira, Distrito de Outro Branco do Sul e Nortelândia.





Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198004/visualizar/