Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 17 de Novembro de 2007 às 16:00

    Imprimir


Bruxelas, 17 nov (EFE).- Bruxelas terá no domingo uma manifestação pela unidade da Bélgica, em meio a um momento decisivo da divisão entre os partidos das comunidades do país - flamengos e francófonos -, enquanto ainda não se chegou a um acordo governista cinco meses após as eleições.

Os organizadores contam com a presença de milhares de pessoas na passeata - entre 30 mil e 50 mil - pelo centro da capital.

Os manifestantes entregarão um abaixo-assinado com mais de 130 mil assinaturas a favor da união nacional aos presidentes da Câmara dos Deputados, Herman van Rompuy, e do Senado, Armand De Decker.

A passeata será realizada pelo centro de Bruxelas e terminará com uma festa no Parque do Cinqüentenário.

A funcionária pública da cidade francófona de Liège (leste) Marie-Claire Houard é a idealizadora da manifestação.

A passeata ocorrerá em meio ao aumento das divisões dos partidos francófonos e flamengos para a formação do Governo.

Os francófonos também estão divididos sobre como manter uma frente unida perante Flandres.

Entre os francófonos, estão confirmadas as presenças de Elio di Rupo (dirigente do Partido Socialista), Joelle Milquet (líder do Centro Democrata-Humanista, CDH), e Jéan-Marc Nollet (do grupo ecológico Ecolo).

O líder do partido francófono mais votado (Movimento Reformador - MR), o liberal Didier Reynders, não participará da manifestação.

Os quatro partidos condenaram na última sexta-feira a decisão do Governo regional flamengo de invalidar a eleição dos prefeitos de língua francófona de três municípios da região flamenga por terem enviado convocações eleitorais nos dois idiomas.

Os presidentes dos partidos emitiram uma declaração em apoio aos três prefeitos. Eles também criticaram o que consideram uma "denegação da democracia" nos três municípios.

Nenhum dos dirigentes dos partidos flamengos participará da passeata. "Nunca propusemos dividir a Bélgica", afirmaram Jo Vandeurzen, presidente do partido democrata-cristão CD&V, e Bart Somers, líder do liberal VLD.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198035/visualizar/