Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 17 de Novembro de 2007 às 13:27
Por: Ligiani Silveira

    Imprimir


Com a finalidade de incentivar o potencial criativo dos servidores e revelar talentos artísticos no seu quadro de funcionários, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) desenvolve uma série de ações e prepara outras. São atividades nas áreas de teatro, artes plásticas e música, sob a coordenação da Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT).

Umas das ações se refere ao Coral da Sefaz, capitaneado pelo maestro Yuri Ogaya Assumpção. Com sete anos de estrada, o Coral participou de dois CD’s coletâneas: o Sefaz Talentos 1, em 2003, ao interpretar a canção ‘Firmamento Aquarela’, e o Sefaz Talentos 2, em 2005, com a música Carmina Burana. Vale destacar que o grupo se apresenta não só em eventos da Sefaz, mas também de outros órgãos do Governo e de outras instituições.

Os ensaios do Coral são realizados todas as quintas-feiras, das 14h às 15h30. Quando o grupo está em processo de preparação para apresentar-se em algum evento, os ensaios passam a ocorrer, excepcionalmente, duas vezes por semana. No repertório, do clássico a MPB, regional, nacional e internacional.

Atualmente, o Coral é formado por 20 mulheres e três homens (todos servidores fazendários). A expectativa do grupo é que novos homens (servidores) se habilitem a participar.

PINTURA

Outra iniciativa que visa incentivar a capacidade criativa e revelar talentos artísticos na Sefaz é a Oficina de Pintura em Tela. Neste ano, o curso foi conduzido pelo gabaritado artista plástico mato-grossense Benedito Nunes. Aos participantes, são repassados conhecimentos básicos de como entender a imagem a ser desenhada ou pintada e como transpô-la para o papel ou para a tela. Cada participante produziu uma tela que compôs a exposição realizada no mês de outubro. As telas e as tintas são cedidas pela Sefaz.

TEATRO

A Sefaz prepara também o 1º Festival de Teatro Amador do órgão previsto para o dia 11 de dezembro. Os espetáculos a serem apresentados no festival estão sendo concebidos pelos próprios servidores durante as oficinas de teatro realizadas em Cuiabá e no interior do Estado. Já foram realizados cursos em Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças e Sinop. As oficinas são gratuitas e com número limitado de 20 participantes.

Nos cursos, os servidores aprendem noções de artes dramáticas e preparam uma peça. “Eles são os responsáveis por toda a concepção do espetáculo (texto, figurino e cenário)”, observa o coordenador das oficinas e do Festival, Dick Marques, servidor da Sefaz e ator. No festival, os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por gabaritados profissionais das artes dramáticas de Mato Grosso. Receberão troféus os grupos que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugares. Também serão premiados com troféus: o melhor ator e atriz, melhor ator e atriz coadjuvantes e o autor (ou autores) do melhor texto.

SEFAZSERESTA

O órgão fazendário estadual promove também, uma vez por mês, o SefazSeresta. O evento é protagonizado por servidores que tenham alguma aptidão artística. Duas edições já foram realizadas. O próximo SefazSeresta será no dia 27 de novembro no estacionamento da Sefaz, a partir das 18h, ocasião em que será apresentado o grupo de teatro amador de Cuiabá.





Fonte: Sefaz-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198061/visualizar/