Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 15 de Novembro de 2007 às 08:40

    Imprimir


São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, é o destino escolhido pelo casal Oscar Niemeyer, que vai completar 100 anos no dia 15 de dezembro, e Vera Lúcia Cabreira, 61, para comemorar um ano de casamento. Felizes com a união, celebrada discretamente em 16 de novembro de 2006, eles não se importam de enfrentar o engarrafamento do feriado da proclamação da República para chegar à casa de praia.

“Estamos muito bem graças a Deus. Este ano foi muito legal. Vamos comemorar sim. Oscar é muito carinhoso. Ele é uma pessoa incrível. Estamos muito felizes”, conta Vera, que trabalha há 15 anos como secretária do escritório de arquitetura do marido.

Tímida e educada, a mulher de Niemeyer disse ainda que o arquiteto não gosta de falar sobre o assunto, mas que também está muito feliz com o casamento.

Em 2006, Oscar deu uma entrevista para a repórter Sandra Moreyra, da TV Globo, em que se limitou a dizer, com a simplicidade típica do mestre: “O casamento é uma decisão inevitável. É natural, não merece discussão ou comentário. Tem que continuar vivendo. Não tem jeito, né? A vida nos leva pra onde ela quer. Cada um vem, escreve sua historinha e vai embora. Não vejo segredo em levar a vida”.

Entretanto, segundo sua mulher, Niemeyer não está muito animado com o centenário.

“Ele não está empolgado com a data. Não gosta de aniversário. Não gosta nem de falar sobre o assunto. Ele só vai comemorar porque não tem como esconder nessa altura. Por ele não faria nada”, revela Vera.

A cerimônia

O casamento aconteceu na residência de Oscar Niemeyer, em Ipanema, Zona Sul do Rio, na presença de um juiz de paz, dois advogados e o padrinho Roberto Precioso Junior, então Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio.

O festejo aconteceu durante a recuperação de uma cirurgia nos quadris que Oscar se submeteu após uma queda em casa. Segundo testemunhas, o casamento era um desejo de muito tempo de Oscar e foi celebrado com cigarrilhas cubanas e vinho, conforme liberação do médico.

Homem de hábitos discretos, Niemeyer manteve segredo da cerimônia até para a própria família, que não gostou muito da notícia, segundo pessoas próximas ao arquiteto.

Primeiro casamento e família

Oscar Niemeyer se casou aos 21 anos com Annita Baldo, com 18 anos na época. Dessa união teve sua única filha: Ana Maria Niemeyer, dona de uma das galerias de arte mais famosas do Rio de Janeiro.

O casamento durou 76 anos, quando sua mulher morreu, em 4 de outubro de 2004. Niemeyer tem cinco netos, 13 bisnetos e 5 trinetos.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198345/visualizar/