Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 09 de Novembro de 2007 às 13:17

    Imprimir


Trinta pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (9) na Operação Ilíada, realizada pela Polícia Federal. Segundo a assessoria da corporação, 28 pessoas foram detidas em Minas Gerais, uma em Porto Seguro (BA) e outra em Joinville (SC).

Participam da ação 160 agentes de Minas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. No total, devem ser cumpridos 31 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão.

As investigações, que começaram há oito meses, apontam que um jovem de 23 anos era o chefe do grupo. Cada integrante da quadrilha teria desviado R$ 600 mil por ano.

Pelo menos 200 pessoas teriam caído no golpe.

Os envolvidos encaminhavam e-mails para as vítimas e, quando essas mensagens eram abertas, instalavam códigos maliciosos nos computadores. Esse golpe é conhecido como phishing scam: com ele, os criminosos criam mensagens para convencer os internautas a abrir arquivos ou a visitar sites que infectam máquinas vulneráveis (saiba como proteger seu PC).

Quando instalam esses códigos maliciosos no computador, os criminosos conseguem obter informações sigilosas, como dados sobre cartão de crédito e senhas de banco. Assim, é possível efetuar transferências, saques e pagamentos fraudulentos utilizando contas bancárias pela internet, sem o conhecimento das vítimas.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199193/visualizar/