Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 07 de Novembro de 2007 às 19:33

    Imprimir


Nesta quarta-feira (7), primeiro dia de pré-matricula da rede estadual de educação, 6.284 estudantes fizeram o cadastro pela internet, até as 17h. Desse total, 2.011 das inscrições foram para o 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série) e 4.273 para o 1º ano do Ensino Médio.

O prazo vai até 9 de dezembro e vale ainda para candidatos ao 1º ano do Ensino Normal e às fases V (correspondente ao 6º ano do Ensino Fundamental) e I (Curso Médio presencial semestral) da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A estimativa do estado é oferecer 360 mil vagas para essas séries no próximo ano letivo, que começará em 18 de fevereiro de 2008.

Segundo a Secretaria estadual de Educação, a seleção dos alunos não será por ordem de inscrição. Serão obedecidos critérios como preferência a portadores de necessidade educativa especial; a crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos; a alunos que já estudam na rede pública, além da proximidade da residência. Para desempate, a preferência será dada ao aluno mais novo.

As cartas de confirmação chegarão à casa do candidato entre os dias 21 e 28 de dezembro. Os resultados serão divulgados no mesmo endereço eletrônico da inscrição (www.prematricula.seeduc.rj.gov.br) para consulta. Para efetivação da matrícula, os candidatos deverão comparecer às escolas indicadas na correspondência, no período de 21 a 25 de janeiro de 2008, levando a documentação necessária.

Como se inscrever

Onde: As inscrições deverão ser feitas pelo site www.prematricula.seeduc.rj.gov.br. Além da internet, o aluno também poderá ir a um dos pólos de inscrições. Clique aqui para conferir a lista de endereços.

Quando: O cadastro pela internet vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Prazo: As inscrições vão até o dia 9 de dezembro.

Pré-requisitos: Só poderão optar pela Fase V do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, candidatos com 15 anos completos ou a completar até 30/04/2008. Para a Fase I, de Nível Médio da EJA, poderão se inscrever alunos com 17 anos completos ou a completar até 30/04/2008.

Documentos: Ao preencher o cadastro pela internet, o candidato deverá informar nome completo; data de nascimento; número da certidão de nascimento (constando ano, livro, termo/registro, município onde foi lavrada e unidade federativa do cartório); endereço completo com CEP; nome da mãe ou do responsável legal; até cinco opções de escolas por ordem de preferência; série pretendida; o turno ou turnos desejados; se é portador e identificar a necessidade educativa especial; telefone para contato (se houver) e rede escolar de origem (estadual, municipal, federal ou particular).

Como será a matrícula das demais séries

A pré-matrícula para as demais séries deverá ser feita diretamente nas escolas, no prazo de 10 a 21 de dezembro. Os interessados deverão se inscrever em apenas um colégio. Nesse caso, a confirmação da vaga será feita de 2 a 18 de janeiro de 2008, na unidade onde o estudante se pré-matriculou. O aluno ou responsável deverá apresentar a certidão de nascimento ou documento equivalente (certificado de reservista, certidão de casamento, entre outros) e declaração ou histórico escolar, confirmando a série que está habilitado a cursar. A renovação das matrículas dos alunos que já estudam na rede estadual já aconteceu no período de 19 a 26 de outubro, automaticamente.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199499/visualizar/