Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 07 de Novembro de 2007 às 13:34

    Imprimir


Uma dieta rica em gorduras não é apenas ruim para o coração, também pode afetar o relógio biológico, deflagrando uma série de reações que interfere nas funções metabólicas. A informação é de um estudo norte-americano publicado na terça-feira (6).

O estudo em ratos sugere que o funcionamento do relógio interno, que regula o ciclo de sono e de vigília e também os momentos em que se tem fome, está relacionado aos ritmos de certos processos metabólicos.

Uma dieta do estilo ocidental, com muitas calorias provenientes de gorduras saturadas, pode afetar o relógio biológico, iniciando um círculo vicioso que prejudica o funcionamento de certos processos metabólicos e aumenta o risco de obesidade e diabetes.

"O ritmo e o metabolismo evoluíram juntos e são quase um sistema conjunto", disse Joe Bass, principal autor de um trabalho sobre o tema e endocrinologista da Universidade de Northwestern, em Chicago.

"Se perturbarmos o delicado balanço entre os dois, veremos efeitos nocivos", afirmou Bass, no estudo publicado no jornal "Cell Metabolism".

O experimento

Durante seis meses, Bass separou dois grupos de ratos e submeteu um deles a uma dieta regular, e o outro, a uma rica em calorias e gorduras.

Depois de duas semanas, os ratos sob a dieta de estilo ocidental, com 45% de calorias em forma de gordura, mostraram uma mudança espontânea nos padrões de alimentação e ritmos de descanso e sono. Além disso, começaram a comer em seu tempo típico de descanso ou sono.

"Não é apenas que os animais estejam comendo mais", acrescentou Bass. "O que está acontecendo é que, realmente, mudaram seus hábitos alimentares de forma tal que todos os excessos de comida acontecem durante seu período normal de descanso".

"Um dos efeitos danosos do excesso de calorias é [o fato de] perturbar este muito delicado e importante mecanismo de tempo que está presente em todos nós", afirmou Bass, destacando que esse relógio interno está presente tanto em plantas, animais como humanos.

"Fazendo isso, pode-se exacerbar o processo que conecta a dieta ao diabetes e à obesidade", completou.





Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199579/visualizar/