Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Outubro de 2007 às 10:25
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


O Diário da Serra recebeu reclamações de vários leitores em razão das frequentes quedas de energia, que estão acontecendo em Tangará da Serra nos últimos dias, ocasionando a queima de aparelhos eletrodomésticos, principalmente de residências. Em razão disto, a reportagem procurou a Rede Cemat para explicar sobre os fatos.

O Engenheiro da Cemat Regional de Tangará da Serra, Márcio Luiz de Souza, explica que como o período é de chuvas no município, a causa destas quedas de energia, são em razão de descargas atmosféricas, como raios e ventos fortes. “O que causa problemas no sistema de transmissão”, diz. Conforme o engenheiro, independente da causa para queima destes aparelhos a responsabilidade é da Cemat, quando estão relacionadas ao sistema de distribuição de energia. “Existem vários outros fatores para estes picos, mas devido as chuvas, é o de maior relevância para a queima de equipamentos”, fala.

Souza declara que nestes casos de queima de aparelhos, que é apontada pelo consumidor pelo fato da queda de energia, o ideal é que o mesmo ligue para o Serviço de Atendimento da Cemat, solicitando uma vistoria da equipe, para averiguar as causas exatas do transtorno. Diante disto, ele diz que se for comprovado que a queima do aparelho é em razão do sistema, a Cemat ressarcirá ao consumidor todos os danos causados pela queda de energia.

O engenheiro comenta ainda que existem outras causas para o interrompimento de energia, entre elas, falha no sistema de geração e subestação, isolados com defeito, cruzeta quebrada, árvores na rede, postes derrubados ou quebrados, além de outras.

Souza argumenta que apesar da Cemat ter todo um sistema de proteção, as causas citadas acima e principalmente relacionadas à chuva, são difíceis e quase impossíveis de prevenir. Porém ele orienta, que principalmente neste período de início das chuvas, as pessoas desliguem seus equipamentos da tomada. “Uma descarga somente pode percorrer toda a rede e queimar todos aparelhos que estão ligados na tomada”, frisa o engenheiro.

ONDE LIGAR - O telefone de atendimento ao consumidor da Rede Cemat é 0800-6464196. Este número é usado para solicitações de serviços, reclamações e sugestões.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200721/visualizar/