Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 29 de Outubro de 2007 às 20:24
Por: EVA AMARANTE

    Imprimir


Com a preocupação de resguardar a saúde da população, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado (IMEQ), com auxílio da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, dá início à verificação periódica dos aparelhos de pressão arterial (esfigmomanômetro mecânico aneróide), a partir desta segunda-feira (29), e sem previsão de encerramento. A vistoria do aparelho vai ser realizado no auditório do Imeq. Enquanto as balanças pediátricas vão ser verificadas primeiro na rede pública, e depois na rede privada.

De acordo com Rogério Henrique, coordenador Metrológico de Instrumento de Medir, a vistoria tem como objetivo sanar qualquer erro que possa existir nos instrumentos. Lembrando que a verificação não é manutenção. "Antes de apresentar o aparelho para vistoria, observe as condições de funcionamento. Se necessário leve-o a uma empresa de manutenção", explicou o coordenador.

A verificação metrológica anual do esfigmomanômetro é obrigatória, conforme determina a Portaria Inmetro 153/2005. Já as balanças seguem o RTM (Regulamento Técnico Metrológico) aprovado pela Portaria Inmetro 236/94, e é utilizada como padrão massa calibrada.

"Os resultados das medições destes instrumentos servem como subsídio de informações para os profissionais de saúde prescreverem seus medicamentos. Caso constar alguma irregularidade, ou seja, ocorra reprovação, o instrumento é retirado de uso. Importante ressaltar, que a população tem que cobrar dos profissionais da área de saúde, a verificação dos mesmos, por apresentar um índice de 50% de reprovação só em Cuiabá (dados histórico)", enfatizou Rogério Henrique.

Segundo o coordenador Metrológico, esta verificação já foi feita também em outras cidades como: Cáceres, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nobres, Jangada, Chapada dos Guimarães, Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Primavera do Leste e Campo Verde.

Para garantir maior seguranças ao portador do aparelho e ao paciente, existem quatro empresas autorizadas pelo Imeq em Mato Grosso, para dar manutenção nestes aparelhos. A listas das mesmas está disponível no site: www.imeq.mt.gov.br. PORTARIA - A Portaria Inmetro n. º 153, de 12 de agosto de 2005, exige que todo esfigmomanômetro mecânico aneróide e aos esfigmomanômetro que utiliza líquido manométrico, portáteis ou não, deve ser fabricados com materiais adequados à finalidade a que se destinam e possuir características capazes de assegurar sua confiabilidade metrológica, tendo sempre a aprovação de modelo do Inmetro.




Fonte: Imeq-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200802/visualizar/