Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 23 de Outubro de 2007 às 14:35

    Imprimir


Quase metade das injeções aplicadas nos países em vias de desenvolvimento envolvem seringas não esterilizadas, que matam todos os anos 1,3 milhão de pessoas no mundo, denunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Todos os anos são utilizadas seringas ou agulhas não esterilizadas ou já usadas para aplicar seis bilhões injeções, o que representa 40% do total.

Em alguns países, a porcentagem sobe até 70%. Segundo a OMS, essas práticas são a causa de 5% de novos casos de contaminação pelo vírus da Aids e de dois milhões de casos de hepatite C.

"A utilização de seringas não reutilizáveis evitaria 1,3 milhões de mortes todos anos no mundo, ao impedir as infecções e as epidemias resultantes", segundo a organização.

A OMS pede desde 1999 a seus Estados membros que recorram às injeções seguras, mas a maioria dos países não pode pagar as novas tecnologias de esterelização.

As seringas mais baratas custam apenas 0,02 euro em comparação com os 10 centavos de euro dos modelos mais sofisticados e seguros.





Fonte: Correio Web

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/201794/visualizar/