Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 22 de Outubro de 2007 às 18:29

    Imprimir


BRASÍLIA - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou hoje que as alterações no leite produzido em Minas Gerais foram identificados graças a análises de laboratórios oficiais do ministério. Hoje pela manhã, a Polícia Federal em Uberaba (MG), o Ministério Público Federal de Passos e Uberaba, e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais deflagraram a Operação Ouro Branco. O objetivo é combater crimes contra a saúde pública cometidos pela Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Coopervale) e Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil). Em nota, o ministério informou que "apóia integralmente" a ação.

De acordo com o ministério, quatro técnicos do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Pedro Leopoldo (MG) foram convocados na quinta-feira para acompanhar a operação, coletar amostras e avaliar as condições de produção do leite em diversos estabelecimentos mineiros. A unidade do Lanagro no Estado também será responsável por analisar as amostras colhidas nas indústrias durante a operação. Ainda não há previsão de quando esses resultados ficarão prontos.

Em nota, o Ministério da Agricultura informou que tem intensificado a fiscalização da cadeia produtiva do leite. Além das análises rotineiras, foram investidos, este ano, mais de R$ 2,5 milhões para incrementar as análises do produto em mais de 12 projetos, em laboratórios oficiais espalhados pelo País. O Departamento de Fiscalização de Produtos de Origem Animal conta com 1,3 mil fiscais federais agropecuários, que fiscalizam os 212 estabelecimentos produtores de leite e derivados no País.

Apreensões

Entre janeiro de 2003 e agosto de 2007, foram analisadas quatro mil amostras de leite no Brasil. Com base nessas análises, foram apreendidas, nesse período, mais de cinco mil toneladas de produtos lácteos que apresentavam não conformidade. Em relação ao funcionário do Serviço de Inspeção Federal (SIF) que foi detido pela Polícia Federal, o ministério informou que adotará as medidas legais de sua competência.

No Brasil, a fiscalização dos produtos agropecuários é feita em seus locais de produção e beneficiamento, por meio dos fiscais federais agropecuários com o suporte da rede oficial de laboratórios do ministério, que realizam análises para auxiliar a verificação e validação dos procedimentos de inspeção. A qualidade dos alimentos não é garantida laboratorialmente, mas por meio da fiscalização dos produtos ao longo de toda a cadeia produtiva. As informações são da assessoria de imprensa do ministério.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/201954/visualizar/