Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 18 de Outubro de 2007 às 15:49

    Imprimir


As medidas adotadas pelo Governo de Mato Grosso para a produção sustentável de soja foram destaque na palestra apresentada na quarta-feira ( 17.10) pelo secretário de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe-MT), Cloves Vetoratto, em Frankfurt, na Alemanha. Ele foi um dos conferencistas do Fórum 'Agronegócio brasileiro: excelência competitiva em alimentos, rações e combustíveis', organizado pela Câmara de Comércio Brasil Alemanha e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil.

Vettorato ressaltou que dentre os critérios do Governo para a produção responsável estão a preservação das matas ciliares nas regiões agrícolas; grandes investimentos em pesquisa e tecnologia com conseqüente aumento da produtividade; SLAPR - monitoramento via satélite das propriedades agrícolas licenciadas; reserva legal de 80% no bioma amazônico "uma das legislações mais restritivas"; e 80% da produção feita em plantio direto sem revolver a terra e com menor necessidade de utilização de agroquímicos e fertilizantes.

O recolhimento das embalagens de agrotóxicos para a reciclagem também foi citado pelo secretário, que fez um comparativo revelando que Mato Grosso recolhe 93% de embalagens contra 20% nos USA, 40% Franca e 40% Canadá. O pacto ambiental assinado com os produtores foi mais um ponto comentado durante a palestra. Vettoratto falou ainda das dificuldades de se aplicar a moratória da soja.

"Sem instrumentos de fiscalização e monitoramento adequados é difícil saber se uma área foi desmatada antes ou depois de julho 2004", explicou o secretário, já informando que naquele momento o governador Blairo Maggi assinava em Toulouse um acordo com a empresa SPOT para as melhorias das imagens via satélite.

Também participaram do Fórum o ministro do Mapa, Reinhold Stephanes, com a palestra "Panorama da agropecuaria brasileira"; secretário da Defesa Agricola do Ministerio, Inacio Kroetz, "Qualidade e sanidade do alimento brasileiro", assessor especial da Uniao da Indústria de Cana-de-acucar (UNICA), Alfred Szwarc, "Biocombustíveis", entre outros.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202393/visualizar/