Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 16 de Dezembro de 2013 às 11:42

    Imprimir


A Arábia Saudita prepara uma lei que proíbe que as jovens se casem antes de completar 18 anos e outorga mais direitos às mulheres, informou neste domingo o jornal árabe internacional "Al Hayat". Segundo as fontes oficiais citadas pelo jornal, este projeto de lei evitaria os casamentos de menores de idade, mesmo se estes contaram com a autorização do tutor da jovem.


 
A lei, que será proposta perante o Conselho da Shura (órgão consultivo), estabelece uma relação "igualitária" entre o homem e a mulher, usando o termo de "associação", acrescentaram as fontes. Desta forma, se modificaria o estipulado tradicionalmente no contrato de casamento, no qual o homem era o responsável pela mulher.


 
A nova lei garante o direito da mulher a estabelecer condições no contrato de casamento, o que lhe permitiria, por exemplo, divorciar-se imediatamente se seu marido se casar com outra mulher. Também prevê que a mulher possa recorrer às instituições governamentais ou aos tribunais sem a permissão de um tutor homem, que até agora precisa representá-la nestes trâmites.


 
Se for ratificada, a legislação representará um grande avanço na situação das mulheres na Arábia Saudita, onde para estes assuntos se recorre à lei islâmica ou "sharia", cuja aplicação é muito estrita no reino. 




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2025/visualizar/