Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 16 de Outubro de 2007 às 21:51

    Imprimir


Após um período de declínio das taxas de desmatamento na Amazônia nos últimos três anos, as derrubadas no local voltam a preocupar o governo federal. Segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" publicada nesta terça-feira (16), a retomada da curva ascendente do desmatamento na região está fazendo com que o governo invista em ações emergenciais de controle, concentradas principalmente no Pará, Mato Grosso e Rondônia.

Informações obtidas por satélite indicaram que o desmatamento em Mato Grosso teria crescido 107% entre junho e setembro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, informou o jornal.

Mato Grosso -- onde se observou crescimento das derrubadas pelo quarto mês consecutivo -- é o Estado com o maior índice de desmatamento. De acordo com o Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), a devastação alcançou 262 km² na região. Isso representaria um aumento de 245% em relação a julho e um crescimento de 147% em relação a agosto de 2006.

Além de ações de comando e controle programadas ainda para este ano, o governo pretende fazer um trabalho com os municípios que mais derrubam na Amazônia (cerca de 30) no ano que vem. Entre 2008 e 2010, o ministério quer lançar mecanismos que promovam a exploração sustentada da floresta, exigindo uma participação maior dos poderes estaduais e municipais para controlar a derrubada.

Dentre os motivos que levaram ao crescimento dos índices de desmatamento nessas regiões estão a seca --que veio neste ano com mais força --, e o aumento no preço das commodities.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202555/visualizar/