Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 13 de Maio de 2013 às 22:53

    Imprimir


A primeira estimativa do USDA para a safra 2013/14 de algodão em pluma gera expectativas baixistas quanto à produção mundial, com queda de 3% em relação à safra 2012/13. Isso porque nos principais players, China  e Estados Unidos, a safra já está sendo semeada com retração na área. No entanto, o Brasil, que só plantará a safra  2013/14 no segundo semestre e sentirá o reflexo da queda dos estoques internos, deve crescer a área em 21%,  segundo o departamento americano.



Mesmo assim, serão 657 mil toneladas a menos produzidas mundialmente, o  que não cria impacto nos estoques, pois o consumo da pluma continua modesto e tende a crescer 2%,  acompanhando o PIB mundial.
Com a política de estocagem de algodão, a reserva nacional da China continuará a  aumentar, saindo de 10,1 milhões de toneladas no início da safra para 12,0 milhões de toneladas. Porém, retirando o  grande país asiático, os estoques devem reduzir 5%, terminando o ciclo em 7,2 milhões de toneladas.


 
Neste contexto, com estoques recheados, a China tem reduzido seu volume de compras de Mato Grosso, e o Estado tem destinado sua pluma a outros potenciais consumidores como Indonésia, Paquistão e Coreia do Sul, que representaram 61% das compras no primeiro quadrimestre do ano.


 
As informações são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/20272/visualizar/