Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 12 de Outubro de 2007 às 08:37

    Imprimir


O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e atual ativista ambiental Albert Arnold (Al) Gore Jr. e o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU levaram o prêmio Nobel da Paz 2007.

Al Gore e a entidade, presidida pelo indiano Rajendra Pachauri, receberam o prêmio pela luta na preservação do meio ambiente e a divulgação do conhecimento sobre as mudanças climáticas e seus efeitos no planeta. Eles vão dividir o prêmio de US$ 1,5 milhão - cerca de R$ 3 milhões.

Gore, de 59 anos, foi vice-presidente do democrata Bill Clinton, que antecedeu George W. Bush na Presidência dos Estados Unidos. Mas ele ficou conhecido na comunidade internacional por sua luta contra o aquecimento global. No ano passado, ele ganhou o Oscar com o filme "An Inconvenient Truth" ("Uma verdade Inconveniente"), que mostra as causas e aponta soluções para esse problema.

Outros nomes que chegaram a ser cotados para levar o prêmio foram a da ambientalista Watt-Cloutier, de 53 anos, que mostrou como as mudanças climáticas ameaçam o modo de vida dos povos indígenas que vivem no Ártico, o do monge budista vietnamita Thich Quang Do, o ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari e o grupo humanitário "Save the Children" (Salvem as crianças). A polonesa Irena Sendler também entrou na aposta para vencer neste ano. Durante o Holocausto, na Segunda Guerra mundial, ela salvou mais de 2,5 mil crianças da morte.

Lista secreta

Neste ano houve 181 indicados para o Prêmio Nobel da Paz, dos quais 46 entidades. A lista de indicados é mantida em segredo pelo Comitê Nobel.

Ganhadores antigos, parlamentares, universidades e líderes de organizações são convidados pelo Comitê a propôr nomes para concorrer ao Prêmio. A lista final dos indicados é mantida em segredo por 50 anos.

A escolha dos vencedores

Cada Prêmio tem uma forma de selecionar seus vencedores. A Real Academia de Ciências da Suécia é responsável pela escolha do Nobel de Física, de Economia e de Química. A Assembléia Nobel do Istotuto Karolinska define os ganhadores de Medicina. Os vencedores de Literatura são escolhidos pela Academia de Letras da Suécia.

O Nobel da Paz é escolhido por um comitê de cinco membros, todos indicados pelo Parlamento da Noruega. Quase um ano se passa entre a indicação dos nomes e a definição dos ganhadores.

Origem do Prêmio

O Prêmio Nobel foi criado em 1901, cinco anos após a morte de Alfred Nobel, o inventor da dinamite, que deixou em seu testamento todas as instruções para a criação da congratulação anual.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203091/visualizar/