Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 01 de Outubro de 2007 às 18:40

    Imprimir


Nesta terça e quarta-feira (02 e 03), a partir de 14 horas, ocorre no Centro de Eventos do Pantanal o Seminário Internacional de Comércio Justo e Solidário. O objetivo do evento é divulgar conceitos e tendências do comércio justo, denominação de um novo sistema comercial, baseado em parcerias que têm como princípio o diálogo, a transparência e valorização social.

O comércio justo subverte a lógica capitalista, uma vez que busca melhores condições de troca para produtores em desvantagem comercial. O sistema valoriza produtos feitos com respeito ao meio ambiente, inclusão social, condições dignas de trabalho, relação comercial transparente, remuneração adequada, preto justo, desenvolvimento sustentável e que cumprem legislação e normas nacionais e internacionais. De acordo com o Atlas da Economia Solidária da SENAES - Secretaria Nacional de Economia Solidária, em 2005, foi identificado um total de 14.954 Empreendimentos Econômicos Soli­dários (EES) em 2.274 municípios do Brasil, o que corresponde a 41% dos muni­cípios brasileiros. Somente nos produtos orgânicos, a produção nacional cresce em média 30% ao ano, movimentando em torno de 200 milhões de dólares da economia nacional.

Durante os dois dias de Seminário, estarão em Cuiabá referências internacionais a respeito do assunto. Integrando o casting do evento, nomes como especialista em marketing estratégico internacional, Johann Schneider; o modelo e empresário Paulo Zulu; Rosa Alegria, pesquisadora de tendências e mestre em Estudos do Futuro pela universidade de Huston (EUA); Raissa Rossiter, do Sebrae Nacional; Antônio Haroldo Pinheiro Mendonça, coordenador de comércio justo da Secretaria Nacional de Economia Solidária; Verônica Rubio Gonzáles, facilitadora da certificadora Trade no Brasil; Fabiana Dumont, gerente de negócios da Ética do Brasil; David Giffard, presidente do Departamento de Comércio Justo - Eqüitable (França); Pilar Alabareda, diretora da Associação Latino Americana de Comércio Justo (Equador), Maria Beatriz Bley Martins Costa, do Planeta Orgânico, organizadora da Biofach no Brasil; dentre outros.

Além dos debates e discussões visando difundir todas as facetas do comércio justo, o evento será também um local de negócios, com show room de produtos solidários - artesanato, flores tropicais, orgânicos, confecção, cachaça, açaí, biojóias, entre outros - em que compradores e produtores poderão negociar diretamente. Haverá ainda um desfile de biojóias de Mato Grosso e de outros Estados, no dia 03, às 17 horas.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204807/visualizar/