Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 28 de Setembro de 2007 às 17:59

    Imprimir


A avaliação de empresários que participaram de uma feira de negócios na Bolívia, entre os dias 26 e 28 de setembro, é que a viagem valeu pelos contatos, negócios experiência profissional e as novas idéias. Os mato-grossenses participam de uma Missão Empresarial Internacional na Expocruz, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Apesar de ainda não ter um balanço oficial dos três dias de trabalho e nem da rodada de negócios, os empresários garantem que a experiência foi positiva e rentável. Aqueles que não conseguiram estabelecer parcerias ou contatos estão voltando com sugestões e idéias para incrementar o negócio. Os empresários chegam em Cuiabá neste sábado (29).

A negociação e a concretização de negócios normalmente é demorada, ou seja, muitas vezes a primeira compra ou venda leva até dois anos para ser concluída. No entanto nesta Missão Empresarial Internacional promovida pelo governo e várias instituições, foi dado um passo importante. Em uma reunião com o vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, todos que foram à Bolívia vão discutir as principais dificuldades encontradas para a exportação.

A viagem para terras bolivianas já rendeu dividentes para quem atua na área de turismo. Já foi anunciado mais um fretamento para Santa Cruz, no próximo dia 15 de novembro. O secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf e o superintendente do Sebrae, José Guilherme Ribeiro também vão se encontrar hoje à tarde com uma companhia aérea que pretende operar a rota Cuiabá-Santa Cruz de La Sierra.

Primeira Vez

Alguns integrantes do grupo participam pela primeira vez e ainda não sabem ao certo avaliar o resultado da experiência. No entanto, aqueles que já participaram de outras missões empresariais internacionais garantem que além do contato com empresários bolivianos, a aproximação entre os integrantes do grupo também viabilizou contatos importante e algumas parcerias.

O comerciante de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá, Elizeu Bizin, conta que não se inscreveu para a Rodada de Negócio, mas que em uma conversa informal com um companheiro de viagem descobriu que havia no grupo um exportador de produtos do seu segmento para o Peru. O resultado foi que Bizin acabou fazendo uma parceria e vai fornecer matéria prima para este empresário brasileiro. "Também estou satisfeito com a experiência de ver como funciona o mercado na Bolívia, que está tão perto de nós. Assim como Bizin, vários outros integrantes do grupo também foram beneficiados com contatos entre si.

O empresário do setor de armazenagen, Leandro Martins, de Feliz Natal, a 600 quilômetros de Cuiabá, acrescenta que a participação em uma missão empresarial é um momento para aprendizagem e reflexão. "Só o fato de se afastar do cotidiano gera novas idéias. Estar em outros paises e conviver com culturas e formas diferentes de encarar o cotidiano é sempre inspirador", destaca.

A missão também contou com empresários públicos, na maioria, prefeitos de municípios do interior do Estado que participaram da feira de negócios. Alguns, como Celso Banazeski, de Colíder, onde a indústria do couro está em plenas expansão, disse que "foi à Bolívia buscar alternativas para incrementar o mercado. Estou voltando com dezenas de contatos e novas idéias para os pequenos empresários, que são os que mais precisam", disse.

Das 90 pessoas que formaram o grupo da Missão Empresarial, 32 empresários são da Fiemt. Destes pelo menos 23 participaram de agendas para as rodas de negócios todos os dias, no Centro Empresarial Cainco. De acordo com a coordenadora, Gabriela Fontes, cada um deles participaram de 12 a 20 encontros.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205239/visualizar/