Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 27 de Setembro de 2007 às 16:36

    Imprimir


Com o objetivo de valorizar suas tradições, a Prefeitura de Poconé (100 Km de Cuiabá) realiza nos dias 28 e 29 de Setembro, o “3° Festival Folclórico do Pantanal”, resgatando a riqueza cultural do homem pantaneiro. Vários Municípios da Baixada Cuiabana e cidades históricas de Mato Grosso estarão participando do evento, com a oportunidade de divulgar suas manifestações culturais, entre elas as cidades de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres e Indiavaí.

Segundo o Prefeito Clóvis Damião Martins, o festival já está consolidado como parte do calendário cultural de Mato Grosso. “Queremos fomentar a difusão da cultura regional em todo o Estado através de danças, artes cênicas, exposições de artes plásticas, artesanatos, grupos folclóricos, e a nossa gastronomia”, explica o Prefeito.

Poconé mais uma vez deverá retratar a história do homem pantaneiro, considerado principal guardião do Pantanal. As três noites do festival serão recheadas com várias apresentações culturais como danças, teatro e shows com a Dupla Nico e Lau, Anselmo e Rafael e com bandas locais e regionais. Na avaliação do Prefeito Clóvis Martins, o sucesso dos grandes eventos culturais, simboliza a inclusão definitiva do município de Poconé no cenário cultural e turístico do País.

O município possui em torno de 31 mil habitantes e na área urbana da cidade residem cerca de sete mil. O restante está distribuído nas 74 comunidades rurais de Poconé. Dessas comunidades, cerca de 15 são quilombolas. Da comunidade quilombola da Figueira, o Grupo de Siriri Esperança participará da festa. O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, apóia o evento que, segundo dados da organização, espera receber de cinco a seis mil turistas no período. O evento também conta com o incentivo do Governo Federal e da Petrobrás.

Poconé sabe preservar as danças que simbolizam a cultura mato-grossense como: Mascarados, Cavalhada, Cururu, Siriri. A forte religiosidade também é característica do povo pantaneiro. Ainda na avaliação do diretor de Cultura Wanderley Silva, um dos compromissos da administração municipal, é preservar e continuar com as manifestações culturais e folclóricas, tendo-as como identidade local. “Cultura é investimento social, gera desenvolvimento humano e de cidadania”, destacou Wanderley.

“Estamos reunindo com todas as forças, grupos e seguimentos organizados, sejam de nossa cidade ou de outros municípios, principalmente aqueles que formam o grupo das cidades pantaneiras. Esperamos que além da perspectiva de fortalecimento e difusão da cultura regional, também possa ser implementado e fomentado o turismo em nosso Estado, gerando renda e receitas para a cidade” declarou o diretor. Durante os dias de Festival no período diurno, a organização do evento oferecerá apoio profissional para orientar os visitantes que queiram passear no Pantanal mato-grossense.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205407/visualizar/