Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 27 de Setembro de 2007 às 06:36

    Imprimir


SYDNEY - O primeiro-ministro da Austrália, John Howard, anunciou nesta quinta-feira, 27, sanções financeiras contra os membros da Junta Militar de Mianmá, onde as forças de segurança mataram seis manifestantes que pediam democracia, feriram 100 e detiveram mais de mil, entre eles 800 monges budistas.

Howard não detalhou quais serão as sanções, que deverão porém incluir o congelamento de transferências bancárias. Ele acrescentou que pedirá à China, Índia e outros países do Sudeste Asiático que utilizem sua influência para pressionar o regime militar e evitar o agravamento da situação.

Os embaixadores australianos na região "apresentarão pedidos aos governos para que utilizem sua influência sobre o regime birmanês, recomendando uma reforma genuína", disse Howard num comunicado.

Os australianos demonstraram seu apoio às mobilizações democráticas birmanesas. A Coalizão Australiana pela Democracia em Mianmá tem promovido várias manifestações em todo o país desde sexta-feira.

Os manifestantes pedem que a Austrália tome ações mais firmes contra o regime militar e suspenda o acordo pelo qual a Polícia Federal Australiana treina as forças de segurança de Mianmá.

O governo de Cingapura pediu nesta quinta-feira, 27, que a Junta Militar não use da força contra as manifestações dos monges budistas. Além disso, defendeu a entrada no país ao enviado especial da ONU, Ibrahim Gambari.

Cingapura é um dos maiores investidores em Mianmá, e seu governo "está muito preocupado com as informações de que os protestos em Rangun estão sendo reprimidos pela força".

"Pedimos às autoridades de Mianmá que exerçam o maior grau de contenção possível", disse um comunicado do Ministério de Relações Exteriores cingapuriano.

O governo de Cingapura pediu ainda à Junta Militar birmanesa que dê seu sinal verde à chegada de Gambari, para buscar uma solução pacífica.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205521/visualizar/