Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 26 de Setembro de 2007 às 23:59

    Imprimir


San Sebastián (Espanha), 26 set (EFE).- O filme guatemalteco "Gasolina", de Julio Hernández Cordón, ganhou hoje o prêmio na seção de "Cinema em Construção da Indústria", no 55º Festival de Cinema de San Sebastián.

"Estou mais que surpreso" e "isto é um estímulo", disse o diretor guatemalteco Hernández Cordón ao receber o prêmio. "Isto é como um sonho, penso que esta noite vou despertar e será tudo um sonho", disse Cordón à agência Efe.

Na apresentação desta semana de Cinema em Construção, Hernández Cordón explicou que para fazer seu filme recebeu a ajuda de 21 artistas guatemaltecos que doaram seus quadros para um leilão.

Este prêmio, ao qual aspiravam seis projetos inacabados latino-americanos, representam a recepção de ajudas de empresas cinematográficas para poder terminá-los.

À parte do prêmio da Indústria, que consiste na finalização do filme e tiragem de cópias, também foram entregues quatro prêmios, dos quais "Gasolina" levou também o prêmio Casa da América, que distribui 10 mil euros; e o prêmio Cicae (Confederação Internacional de Cinemas de Arte e Ensaio), que consiste na distribuição internacional do filme.

Por outro lado, os filmes "Acné", do uruguaio Federico Veiroj, e a brasileira "Sol da neblina", de Werner Schumann, dividiram o prêmio da emissora estatal "Televisión Española", que consiste na compra dos direitos de difusão do filme.

Por último, a argentina "La extranjera", de Fernando Díaz, ganhou o prêmio Signis, agraciado com US$ 25 mil.

Esta é a 12ª edição de Cinema em Construção, que é uma iniciativa em apoio do cinema latino-americano dos Festivais de San Sebastián e Toulouse (França), aos quais este ano uniu-se o Festival de Guadalajara (México).




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205535/visualizar/