Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 26 de Setembro de 2007 às 20:48

    Imprimir


Uma nova pesquisa mostra que o Brasil já é o quarto país do mundo em venda de computadores. Com mais máquinas no mercado, cresce o acesso à Internet. A cada ano, o número de usuários da rede aumenta cerca de 20%.

Dielson dos Santos vive há 25 anos na favela de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. Há seis meses decidiu montar uma lan house, que tem 11 computadores. "Fui juntando uns trocados até financiar os computadores, hoje em dia está mais fácil que há cinco anos".

O preço de R$ 2 a hora tornou possível para a promotora de eventos Branca da Cruz montar na lan house uma espécie de escritório. "Quando eu sento eu vou a noite inteira porque eu faço a minha promoção no computador", diz. Já Ricardo de Souza, de 15 anos, prefere acessar a Internet para falar com as meninas.

Todos os dias cerca de 100 pessoas vão à lan house de Santos para entrar no mundo digital, que está cada vez mais próximo do brasileiro. No último semestre quase 37 milhões de pessoas acessaram a Internet. Quase quatro milhões a mais que no ano passado.

O principal motivo de tantos acessos é a comunicação: mandar e-mails e participar de sites de relacionamento. A busca de informação e as pesquisas de escola vêm em segundo lugar. O interesse pelas compras virtuais também cresceu - 49%.

A queda no preço do computador ajudou na popularização da Internet. Hoje metade dos computadores vendidos no Brasil custa menos de R$ 1 mil, segundo Osvaldo de Oliveira, presidente do Instituto IAB (Interactive Advertising Bureau), que representa 60 empresas do setor e participou da pesquisa com o Ibope, NetRatings, IDC (International Data Corporation) e E-bit.

"A Internet está se tornando uma utilidade tão importante quanto a eletricidade, quando a água, quanto o telefone. Por isso que é importante também que haja estímulo para programas de inclusão digital para que a gente possa cada vez mais levar essas tecnologias para as classes mais baixas".




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205554/visualizar/