Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 26 de Setembro de 2007 às 07:40
Por: Rose Domingues

    Imprimir


Todos os dias há denúncias de apropriação indevida do cartão da aposentadoria no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi). Os filhos e netos são os principais vilões da história familiar que nem sempre tem um final feliz. De julho de 2005 até julho deste ano, a instituição registrou de 335 queixas, que envolvem ainda abuso psicológico, negligência, abandono, maus-tratos e abuso sonoro. Na Semana do Idoso, é possível destacar poucos avanços que possibilitem a inclusão de pelo menos 32 mil pessoas em Cuiabá, que segundo dados do IBGE, estão com mais de 60 anos de idade.

O presidente do Comdipi, Luiz Roberto da Costa, explica que a legislação específica foi regulamentada em 2003 trazendo proteção, mas ainda não "pegou", por falta de fiscalização do poder público e empenho da própria população, em respeitar. Os jovens de hoje preferem ignorar que um dia ficarão velhos, por isso é possível acompanhar todo tipo de desrespeito, em casa ou em situações cotidianas na rua. "As pessoas não têm paciência para falar com eles, explicar uma operação bancária, por exemplo. No ônibus, sentam nas cadeiras reservadas, deixando-os de pé ou o próprio motorista não pára junto ao meio-fio da rua, o que dificuldade a entrada".

Apesar de assustarem, os números ainda não refletem a realidade. A maioria dos casos não aparece, pois o idoso tem medo de denunciar o agressor. Sem ter para onde ir, já que são raras as instituições de abrigo, ele prefere continuar convivendo com a família que o despreza, insulta e até bate. "A gente já acompanhou situações em que o idoso surge de olho roxo ou com sinais evidentes de violência, geralmente um vizinho liga para prestar queixa. Mas na hora da apuração dos fatos, a vítima nega, diz que caiu em casa, bateu cabeça, que não foi nada".





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205701/visualizar/