Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 23:23

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou hoje apoio ao candidato da França, Dominique Strauss-Kahn, para o posto de diretor-gerente do FMI. A informação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em entrevista a jornalistas após encontro com a representante dos Estados Unidos para Comércio Exterior, Susan Schwab, no hotel Waldorf Astoria. A defesa do candidato francês em detrimento do checo Josef Tosovsky, candidato da Rússia, foi feita hoje durante encontro com o presidente da França, Nicholas Sarkozy.

"O presidente manifestou apoio ao candidato francês na pressuposição de que apoiará a agenda de reforma (do FMI)", afirmou Amorim. Os candidatos checo e francês concorrem à vaga do diretor Rodrigo de Rato, que deixará o Fundo em outubro.

O encontro entre os presidentes Lula e Sarkozy foi caloroso, mas não abordou a questão agrícola, ponderou o ministro. Amorim observa que Sarkozy dá suporte à perspectiva de que o "G-8 tem de evoluir logo para um G-13", para formar um grupo que inclua Brasil, México, Índia, China e África do Sul. O ministro ainda se encontrará hoje com os representantes destes quatro países na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205722/visualizar/