Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 18:51

    Imprimir


Finalmente, com quase nove meses de atraso, foi publicada hoje no Diário Oficial da União (D.O.U.) a Medida Provisória 372 que institui o Fundo de Recebíveis do Agronegócio (FRA), um fundo de aval para o refinanciamento de R$ 2,2 bilhões da dívida de agricultores de todo o País com as indústrias de insumos agrícolas. O setor espera que a medida seja operacionalizada até o fim deste mês pelo Banco do Brasil (BB).

Ainda assim, os produtores de Mato Grosso que dependem do FRA para comprar insumos para a safra 2007/08, por exemplo, terão que cultivar a soja com um mês de atraso, no mínimo, segundo Gilberto Goellner, produtor de soja e algodão do Estado. "Quem encomendar hoje o adubo, vai receber somente daqui a 30 dias. O atraso também se estenderá à safrinha", completa Goellner.

Os que conseguiram renegociar com as indústrias, mesmo sem o fundo de aval, certamente saíram em desvantagem, segundo Carlos Sperotto, presidente da Comissão de Endividamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Para o deputado federal Homero Pereira (PR/MT), um dos articuladores da MP, a medida ameniza uma situação emergencial dos produtores rurais brasileiros mas está longe de resolver os problemas do setor "A edição desta medida foi resultado de meses de negociação com o governo federal, e esta foi apenas uma etapa da batalha. O governo precisa adotar medidas estruturantes de médio e longo prazo para resolver definitivamente a crise do setor agropecuário que passa pela reestruturação das dívidas e pela recuperação da rentabilidade dos produtores" afirmou.




Fonte: Midia news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205761/visualizar/