Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 14:50

    Imprimir


O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que 2008 será um ano favorável para a economia brasileira, como está sendo 2007. Segundo ele, o País vai continuar crescendo pela demanda interna, com aumento da renda e do crédito. Em entrevista coletiva à imprensa, após participar de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Meirelles não quis fazer previsão sobre o andamento da economia brasileira diante dos efeitos da crise no mercado internacional.

Segundo ele, o cenário com o qual o BC trabalha é de que o efeito mais provável da atual crise de crédito imobiliário é uma desaceleração da economia norte-americana, afetando de forma moderada a economia mundial. O presidente do BC, contudo, voltou a dizer, como já havia analisado durante a audiência na CAE, que há uma probabilidade, embora menor, de uma recessão na economia dos Estados Unidos, o que teria uma impacto muito maior na economia mundial.

"Mas o ponto importante é que o Brasil está muito mais preparado para enfrentar turbulências", disse, mencionando a melhora dos indicadores de setor externo, inflação e contas públicas. O presidente do BC admitiu que o País não é imune a crises, assim como todos os outros países. Mas afirmou que está melhor preparado. Meirelles ressaltou que o Brasil hoje tem uma pauta de exportações mais diversificada, o que diminui o impacto na economia brasileira de uma desaceleração mais forte da economia norte-americana.

Poupança

Meirelles disse, em audiência na CAE, que a decisão de reduzir a rentabilidade da poupança tem como objetivo manter o equilíbrio com as outras formas de aplicação financeira. A intenção, segundo ele, é evitar desbalanceamento que resulte em uma concentração do crédito em setores financiados pela poupança, como habitação e rural.

É importante, segundo Meirelles, assegurar fontes de financiamento para outros setores da economia, como a indústria e o consumo.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/205803/visualizar/