Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 07:43
Por: Andréia Fontes

    Imprimir


Servidores da área administrativa da Polícia Federal iniciam hoje, em todo o país, uma paralisação por tempo indeterminado. Em Mato Grosso são cerca de 45 funcionários que cruzam os braços, como forma de pressionar o governo federal a cumprir um termo de compromisso para implantação do plano especial de cargos, a realização de concurso público para 3 mil vagas, a nacionalização das atuais nomenclaturas do órgão e o fim dos desvios de funções.

Com a paralisação ficam prejudicados os serviços de emissão de passaportes, registro e porte de armas, licença para produtos químicos, tramitação de inquéritos, prorrogação de vistos, apoio às operações, entre outros. De acordo com o vice-presidente do sindicato dos servidores administrativos em Mato Grosso, Izaque Fernandes, no caso de registro de armas, por exemplo, o serviço fica totalmente paralisado.

Em alguns outros setores, como na emissão de passaportes, o trabalho continua de forma lenta. É que alguns policiais podem ser deslocados para o setor. "Entretanto, se a paralisação for por longo tempo, com certeza o serviço acabará paralisado também".

Entre as reivindicações da categoria está o reajuste salarial de R$ 2,3 mil inicial para R$ 6 mil. Em Mato Grosso, Fernandes aponta que são necessários pelos menos 60 novos servidores para o setor, como forma de substituir, inclusive, serviços terceirizados e suprir policiais e até delegados que são desviados de suas funções para realizarem trabalhos administrativos. "O custo da terceirização é muito grande. Além disso, estas pessoas têm acesso a materiais sigilosos e não estão sujeitos as mesmas penalidades que nós, servidores públicos. Quanto ao desvio de funções, em Mato Grosso não ocorre muito, mas em outros estados sim".

A categoria, que já fez duas paralisações de 24h este ano, garante que manterá a paralisação até que o governo apresente uma proposta. Os servidores, em Mato Grosso, param hoje, acompanhando o movimento nacional e, a partir de amanhã, farão vigília em frente a superintendência da PF às 9h30 e 15h.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205888/visualizar/