Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 24 de Setembro de 2007 às 23:48

    Imprimir


Um novo ‘jeitinho’ toma conta das ruas do Rio de Janeiro. É o aluguel de peças de carro. Vendedores ambulantes oferecem as peças para motoristas que não têm dinheiro para comprar as novas e precisam passar pela vistoria anual que o estado obriga. O Rio de Janeiro é o único estado do país a cumprir a exigência do Código Brasileiro de Trânsito.

O esquema é antigo e, além de burlar a lei, contribui para a insegurança no trânsito. Os carros voltam às ruas com o documento em dia, mas fora das normas. Oferecido em vários bairros, um comerciante entrevistado pelo RJTV, cuja identidade será mantida em sigilo, confessou que presta o serviço de aluguel de peças há dois anos e atende, no mínimo, dez fregueses por semana.

“Tem muita gente que não tem condições de comprar pneu mesmo, então, o que a gente pode fazer? Alugar. Pelo menos pra ir na vistoria e voltar, né?”, questiona o comerciante.

A facilidade está disponível até mesmo em frente a postos de vistoria do Departamento Estadual de Trânsito do Rio (Detran-RJ). Os flagrantes começaram a ser registrados há seis meses, sem que os ambulantes soubessem.

Em frente aos postos de Vila Isabel e Irajá, na Zona Norte, dois homens confirmaram o esquema irregular, dizendo que alugam cada pneu por R$ 20 e estepes por R$ 15. Um deles informa que também fornece peças da parte elétrica e só não pode ajudar se o problema do motorista for com documentos.

O diretor de registros do Detran, Sebastião Faria, lastima esse tipo de comércio e informa que vai pedir providências à prefeitura do Rio. “Vamos oficiar a prefeitura pedindo uma fiscalização nesse comércio adjacente aos postos de vistoria. É lastimável. É uma conduta irresponsável do motorista que se usa desses artifícios para ter o seu carro aprovado na vistoria. Ele está jogando contra a vida dele e contra a vida de outros que não têm nada a ver com uma atitude irresponsável”, adverte.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205906/visualizar/