Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Setembro de 2007 às 16:23

    Imprimir


As Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) é um das 17 empresas que recebem hoje (24), às 19 horas, da Assembléia Legislativa o certificado de empresa que tem atuação permanente em projetos de responsabilidade social em Mato Grosso. O evento faz parte de uma das etapas do "II Seminário sobre Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso", promovido pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da AL. Além dos deputados, participaram do seminário secretários de Estado, representantes do Conselho Regional de Contabilidade, Sindicato dos Contabilistas, Ordem dos Advogados do Brasil, Universidades, prefeitos, Federações e demais segmentos ligados à questão social.

Com atuação histórica em ações sociais, a Eletronorte decidiu disponibilizar seu balaço social para que a população conheça um pouco mais sobre os projetos que ela desenvolve. Ao todo são oito executados em municípios onde a empresa tem atuação econômica. O foco de todos eles é o desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos a partir de propostas diversas, que pretendem melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda.

A coordenadora da responsabilidade social da empresa, Cristina Souto Melo, lembra que entre os projetos estão a Brinquedoteca, criada no município de Lucas do Rio Verde para ministrar atividades lúdicas para crianças de três a 12 anos, em situação de risco social. No local elas contam com o apoio de pedagogas, que, com o auxílio de mais de 80 tipos diferentes de brinquedos pedagógicos, são estimulados a desenvolver o sistema neurológico e físico. O local atende mais de 400 crianças por semana, em dois períodos.

A empresa também atua na alfabetização de jovens e adultos apoiando o programa do governo federal Brasil Alfabetizado. Ao todo são 70 estudantes dos bairros Osmar Cabral e São João Del Rei, que reaprendem o sentido da vida a partir da habilidade da leitura. A coordenadora lembra que para o público adulto, a atuação da Eletronorte não se limita a ajudar na alfabetização. A empresa também coordena a administração de duas hortas comunitárias, tocadas pela população, nos bairros Doutor Fábio e São João Del Rei, onde nove famílias conseguem complementar a renda ou até tirar todo o sustento da casa com a venda de verduras, frutas e tubérculos. Além disso, elas também são estimuladas a doar 10% da produção mensal para entidades carentes dos bairros. "É importante podermos desenvolver os valores da empresa em trabalhos como esses e verificar que eles recebem o reconhecimento de instituições públicas. Os colaboradores e os voluntários que ajudam a Eletronorte nesse trabalho estão de parabéns", avalia o gerente da Regional de Transmissão de Mato Grosso, Paulo César Nobuo Kojima.

Além dos projetos acima, a Eletronorte também atua com crianças e adolescentes de sete a 17 anos no projeto Karatê com Energia, no qual o presidente da Federação Mato-Grossense do esporte ministra aulas duas vezes por semana para alunos de escolas públicas. A intenção do projeto, que funciona em Cuiabá e Rondonópolis atendendo a mais de 180 alunos, é evitar a evasão escolar e estimular o interesse pela educação e pelo esporte. Além das aulas de Karatê, esses alunos recebem auxilio de uma pedagoga nas dificuldades escolares e noções de cidadania com palestras sobre temas variados. Entre eles estão o uso de drogas o despertar precoce para a sexualidade, entre outros.

O Certificado de Responsabilidade Social foi criado pela Assembléia Legislativa, por meio da lei estadual nº 7.687 de 25 de junho de 2002, tem a autoria dos deputados Humberto Bosaipo (DEM), José Riva e Eliene Lima, ambos do PP.





Fonte: Ícone Comunicação Integrada

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205962/visualizar/