Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 24 de Setembro de 2007 às 08:16

    Imprimir


A senadora Serys Marly e o deputado federal Carlos Abicalil já iniciaram uma queda-de-braço pelo comando do PT em Mato Grosso. A eleição acontece em dezembro. De um lado, Serys tenta manter o controle da legenda, que a preside desde o ano passado. Conquistou apoio do deputado estadual Ademir Brunetto e busca juntar outras tendências. De outro, Abicalil, empurrado à disputa pela Unidade na Luta (ex-Campo Majoritário) na tentativa de reconquistar a hegemonia. O federal ainda não assumiu oficialmente que é candidato mas, nos bastidores, seus aliados como os deputados Alexandre Cesar e Ságuas Moraes já estão em campanha para elegê-lo presidente do diretório estadual.

A "briga" já é um pano de fundo visando as eleições gerais de 2010, quando Serys e Abicalil tendem a se enfrentar internamente por candidatura ao Senado. Há uma outra discussão que também "incendia" a militância: aliança com o governo Blairo Maggi, de quem o partido era oposição até as eleições do ano passado, após enfrentá-lo nas urnas por duas vezes.

O grupo de Serys, entre eles a tendência Articulação de Esquerda, de Jairo Rocha, volta a defender ruptura. Entende que o partido precisa marchar com candidatura própria ao Palácio Paiaguás e não ser conduzido sob orientação de Maggi, simplesmente por este ter se aproximado do governo do presidente Lula.

Já o bloco de Abicalil quer reforçar a aliança formal, inclusive com mais cargos na administração do "rei da soja". O PT hoje está tão envolvido na administração estadual que comanda, com Ságuas, a Educação, maior das 24 secretarias, e ainda emplacou a ex-deputada opositora Vera Araújo como secretária-adjunta. De quebra, ainda "promoveu" Alexandre vice-líder do governo na Assembléia. A Unidade na Luta, mesmo corrente do ex-ministro José Dirceu, acha que já superou a fase do escândalo do mensalão e do caixa 2 e quer mais. Já indicou ao governador o nome do professor Fabrício Carvalho para a Cultura, já que o atual secretário João Carlos Vicente Ferreira deixará a pasta até o final deste ano.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206046/visualizar/