Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 22 de Setembro de 2007 às 19:17

    Imprimir


WASHINGTON, 22 Set 2007 (AFP) - O governo dos Estados Unidos reúne dados sobre os hábitos de viagem de milhões de americanos no exterior e, para aumentar seu controle nas fronteiras, guarda estas informações durante anos, revela a edição deste sábado do Washington Post.

Citando documentos obtidos através de organizações de defesa das liberdades civis e declarações de funcionários do governo, o jornal afirma que os EUA guardam dados que incluem desde companheiros de viagem, artigos pessoais e até mesmo os livros que os turistas carregavam.

Em sua luta contra o terrorismo, o departamento do Interior pode manter esses dados por até 15 anos, diz o Washington Post.

Os funcionários afirmaram ao jornal que as informações, analisadas por um sistema informático do ministério, ajudam as autoridades de fronteiras a distinguirem os potenciais terroristas dos turistas inocentes que entram no país.

No entanto, novos elementos atestam que o governo americano vigia os hábitos pessoais dos viajantes muito mais detalhadamente do que admitiu até agora, completa o jornal.

Os defensores das liberdades individuais, que deram o alarme, consideram que o armazenamento deste tipo de dados preocupa pela possibilidade de se atentar contra a vida privada de cidadãos comuns considerados suspeitos, aponta o Washington Post.

Milhões de turistas que tiveram seus dados conservados pelo governo, desconhecem o conteúdo das informações guardadas sobre eles, enquanto que as autoridades não prevêem nenhum mecanismo para corrigir eventuais erros, nem para reconsiderar os dados obtidos, denunciam os defensores dos direitos humanos.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206142/visualizar/