Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 21 de Setembro de 2007 às 19:25

    Imprimir


WASHINGTON - Em discurso defendendo sua estratégia na guerra do Iraque, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, cometeu a gafe de dizer que Nelson Mandela estava morto - ainda por cima por Saddam Hussein.

"Ouvi alguém dizer: 'Cadê o Mandela?'. Bem, Mandela está morto, porque Saddam Hussein matou todos os Mandelas", disse Bush, conhecido por seus deslizes verbais, em entrevista coletiva na quinta-feira, 20, em Washington.

Bush tentava dizer que a brutalidade no regime de Saddam Hussein impossibilitou o surgimento de um líder que unificasse o país e impedisse a violência sectária.

Nelson Mandela, de 89 anos, continua vivo, ao contrário do que sugeriu a constrangedora gafe proferida pelo presidente.

"Tudo o que podemos fazer é tranqüilizar as pessoas, especialmente os sul-africanos, de que o (ex-) presidente Nelson Mandela está vivo", disse Achmat Dangor, executivo-chefe da Fundação Nelson Mandela, depois da grande repercussão da frase de Bush.

Depois de passar 27 anos preso por se opor ao regime de segregação racial da época, o apartheid, Mandela agiu politicamente para democratizar a África do Sul e promover a harmonia racial. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e no ano seguinte se tornou o primeiro presidente negro de seu país.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206277/visualizar/