Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 21 de Setembro de 2007 às 12:49

    Imprimir


A Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso vai apresentar uma série de concertos com ritmos latinos. A proposta é fortalecer os laços entre Mato Grosso e os países da América do Sul com apresentações do tango argentino, o 'joropo' venezuelano, o 'kyrei' paraguaio e o 'pasillo' equatoriano.

Os concertos serão realizados nos dias 21, 22 e 23 de setembro no Teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá. O evento também será uma homenagem a músicos como Astor Piazzolla e José Assunción Flores, cujas músicas já fazem parte da memória e do imaginário dos brasileiros. As apresentações acontecerão sempre às 20h com a regência do maestro Leandro Carvalho. A entrada para o espetáculo é um litro de leite.

Parte deste repertório foi apresentada no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, onde a Orquestra esteve em junho deste ano para a gravação de seu segundo DVD. Além de Piazzolla e Flores, o público vai relembrar o equatoriano Carlos Enrique Brito Benavides e o venezuelano Pedro Elías Guitiérrez. Entre as obras apresentadas está o clássico sul-americano "Sombras", de Benavides, que ganhou arranjos do violoncelista David Gardner. O próprio Gardner a executará em participação solo.

Os solistas darão um show à parte. O contrabaixista búlgaro Lyubomir Popov fará o solo da peça "Oblivion" e a violista sueca Nina Kopparhed interpretará "Adiós Noniño", obras-primas de Piazzolla. Também do mestre argentino serão executadas "La muerte del Ángel", com solos do violinista escocês Mark Wilson e "Lo que vendrá", solada pelo violonista e violeiro carioca Bruno Pizzaneschi.

Completando o rico repertório dos primeiros "Concertos Oficiais" de setembro, uma das maiores obras-primas da música brasileira, a "Bachianas Brasileiras n.º 9", originalmente composta para orquestra de cordas, destaque no conjunto da obra de Heitor Villa-Lobos. Junção da sonoridade da música de Bach com referências da música do sertão brasileiro, a apresentação da composição é uma homenagem aos 120 anos de nascimento do músico. Última do ciclo de Bachianas, a n.° 9 foi composta para orquestra de cordas em 1945 e executada pela primeira vez pelo maestro cearense Eleazar de Carvalho, em 1948.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206347/visualizar/