Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 20 de Setembro de 2007 às 19:26

    Imprimir


MANAUS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticou nesta quinta-feira, 20, o atraso do Congresso brasileiro em aprovar o protocolo de adesão plena de seu país ao Mercosul, afirmando que se a entrada não ocorrer, será uma vitória para os Estados Unidos. "Estou seguro que é a mão do império, a mão norte-americana. Se a Venezuela não ingressar no Mercosul será vitória para o império", afirmou.

Chávez se disse perplexo com a demora. Segundo ele, a Venezuela pode esperar até "um limite digno" mas não vai se "arrastar" para conseguir a adesão plena ao Mercosul. "Mais que chateado, eu estou triste e muito perplexo", disse.

"Acabo de ter o meu terceiro neto. São nove meses para a gestação de uma criança, não é? Se passa (desse período), perde a criança. Isto (a tramitação do protocolo no Congresso brasileiro) já está passado", afirmou. "Temos dignidade. Não vamos nos arrastar e nem implorar nada a ninguém", afirmou.

Em sua argumentação, o presidente venezuelano insistiu que seu país cumpriu com todos os requisitos técnicos para sua adesão ao Mercosul e deixou claro que o aumento expressivo das exportações brasileiras para o mercado venezuelano foi resultado de "vontade política" e "não caiu do céu".

Ele afirmou, porém, que se o Congresso brasileiro não aprovar o ingresso da Venezuela no Mercosul, seu país continuará trabalhando da mesma forma pela integração da América do Sul e Caribe.

O atraso na tramitação do protocolo no Congresso brasileiro se deve, segundo fontes, em sua maior parte devido à inexistência de acordos de liberalização comercial com o Brasil e Argentina.




Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206446/visualizar/