Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 20 de Setembro de 2007 às 19:10

    Imprimir


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou, na tarde desta quinta-feira (20), a lista dos 33 aeroportos brasileiros que continuarão interligados com o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Quando a nova malha aérea entrar em vigor - data ainda não definida - não sairão mais do aeroporto na Zona Sul da Capital vôos para o Norte, Nordeste ou exterior.

A nova malha aérea proíbe conexões e escalas em Congonhas e impede vôos com mais de 1.000 km. A regra substitui a restrição anterior, de 6 de setembro, que proibia viagens com tempo superior a 120 minutos. Isso porque, para a Anac, a regra anterior beneficiava empresas donas de aeronaves mais rápidas.

Também foram proibidas conexões e escalas no terminal da Zona Sul de São Paulo, onde passam a ser permitidos somente vôos ponto a ponto. Parte das adaptações entraram em vigor no final de julho. As medidas são conseqüencia do acidente ocorrido em 17 de julho com o Airbus da TAM, quando 199 pessoas morreram.

A entrega de uma nova proposta de malha aérea atende a uma exigência da resolução de 20 de julho de 2007 do Conselho Nacional de Aviação (Conac). As seis empresas que operam no Aeroporto Internacional de Congonhas - Pantanal, Oceanair, BRA, Varig, TAM e Gol - entregaram suas propostas de malha à Anac.

A entrada em operação da nova malha aérea só poderá ocorrer após prazo mínimo de 15 dias. Isso ocorre porque a Anac se comprometeu com o Ministério Público a divulgar com antecedência qualquer medida que afete o consumidor.

Análise da Anac

As propostas estão sendo analisadas pela Anac, pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), que deverão apenas apreciar o documento.

As empresas já participam da implementação das medidas de forma gradual e se adaptam às portarias que publicadas pela Anac desde o final de julho. Por conta disso, existe expectativa de que não haja impacto negativo para o consumidor.

Antes de colocar a nova malha em vigor, a Anac vai monitorar contingências para os passageiros que compraram passagens anteriormente com previsão de conexão e escala em Congonhas com objetivo de fazer com que o usuário chegue ao seu destino com o mínimo de transtorno.

A nova malha aérea mantém a redução para 33 movimentos/hora (pousos e decolagens) para a aviação regular em Congonhas, como anteriormente determinado pela Anac.

Haverá também uma redução do fluxo de passageiros no Aeroporto de Congonhas. Se todas as companhias aéreas operarem com a totalidade de seus assentos vendidos - o que não ocorre normalmente - Congonhas terá 4.700 passageiros/hora, número inferior à sua capacidade que é de 5.100.

TAM

Em nota, a TAM informou que passará a operar seguindo as novas regras a partir de 1º de outubro. A empresa diz que terá vôos diretos de Congonhas para 19 aeroportos: Santos Dumont e Tom Jobim (Rio de Janeiro); Brasília; Campo Grande; Confins; Curitiba; Caxias do Sul; Florianópolis; Goiânia; Foz do Iguaçu; Joinville; Londrina; Maringá; Navegantes; Porto Alegre; Ribeirão Preto; São José do Rio Preto; Uberlândia e Vitória. Os vôos para Norte, Nordeste e Cuiabá (MT) serão transferidos para Cumbica.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206449/visualizar/