Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Setembro de 2007 às 18:52
Por: Márcio Uhde

    Imprimir


O Centro de Ensino Integrado Tancredo Neves reativou no último mês o Clube Ecológico Pássaro Livre. Outrora, em 1991, o clube já marcou um capítulo de sua história em Nova Mutum. O objetivo do clube, que foi criado através de lei municipal e envolve tanto alunos como membros da comunidade escolar é desenvolver ações práticas de conscientização no que se refere a preservação do meio ambiente.

Segundo a diretora da Escola, Silvana Bertolini, essa reativação deve ser vista como uma semente que começa germinar novamente. “Numa época em que as queimadas e a destruição das reservas naturais ocupam cada vez mais espaço nos noticiários, essa é a nossa resposta, ou seja, com o clube vamos reforçar o que já vinha sendo trabalhado em sala de aula, promovendo mais ações práticas e chamando a atenção da sociedade”, disse.

Uma das primeiras atividades programadas está acontecendo hoje a amanhã, dias 20 e 21. Através do Clube centenas de mudas de árvores e sementes estão sendo distribuídas na cidade. Um próximo trabalho programado é identificar as árvores do pátio da escola. Elas vão receber uma placa com nome popular e científico. “Tudo será feito com a ajuda e participação dos alunos. O clube será aberto também para pessoas da comunidade com interesse em participar”, disse.

Em 1991, Goelmir Faccio, hoje empresário em Nova Mutum, era um dos integrantes do Clube. Segundo ele, muitas das ações que foram desenvolvidas naquela época têm resultados visíveis nos dias de hoje. “As árvores que foram plantadas naquela época no pátio da escola estão oferecendo sobra para os alunos agora. Não só lá, mas também nas ruas de Nova Mutum. Éramos um grupo bem atuante”, disse.

Em conversa, Goelmir lembrou também de campanhas que eram realizadas há 15 anos. “Uma delas foi na época da seca. Fizemos uma blitz na BR163, alertando os motoristas sobre as conseqüências de jogar pontas de cigarro acesas nas margens da rodovia. O trabalho foi feito em parceria com a Polícia Militar, ocasião em que eram distribuídos panfletos com orientações”, disse. Ele ficou contente ao saber da reativação do clube.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206453/visualizar/