Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 20 de Setembro de 2007 às 16:41

    Imprimir




Além de spams, de sites farsantes e de downloads maliciosos, é bom o usuário se preocupar com os mensageiros instantâneos, como o Messenger ou o Skype.

Este último, por exemplo, foi vítima de um elaborado cavalo-de-tróia na semana passada. Sorte dos brasileiros que, aparentemente, o português não entrou na tramóia pirata. O soft malicioso pode mandar mensagens em, pelo menos, três línguas: letão (falado na Letônia), russo e inglês.

O vírus tenta enganar o usuário do Skype --num chat iniciado por um desconhecido ou até por um contato autorizado-- pedindo que ele clique em um link externo que levaria para uma foto com a extensão JPG. Levaria, porque, na verdade, a intenção é abrir uma janela de download de um programa com a extensão SRC, o vírus batizado de w32/Ramex. O internauta precisa aceitar o download para ser pego.

Por isso, qualquer que seja o aplicativo da internet usado, verifique se o link anunciado corresponde ao endereço ou ao arquivo acessado --mesmo que a dica venha aparentemente de um amigo.

O blog do Skype avisa que www.f-secure.com, www.kaspersky.com e www.symantec.com já tinham atualizado seus produtos para eliminar o vírus.

A www.securityfocus.com adverte que tem aumentado muito o número de vírus que abusam dos programas como o Skype e o Messenger para se espalhar. Alguns chegam a checar a configuração do PC do usuário para mandar a isca no idioma do internauta.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206475/visualizar/