Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 20 de Setembro de 2007 às 10:56
Por: Caroline Miranda

    Imprimir


O MT-Hemocentro, uma unidade desconcentrada da Secretaria de Estado de Saúde (SES) inicia, na próxima segunda-feira (24.09), mais uma campanha de doação de sangue que pretende conquistar a parceria de mais doadores voluntários na reposição dos estoques hemoclínicos do Estado. A campanha tem o foco voltado para o período da Primavera tendo como tema “Faça como Eu! Doe Sangue!”, e prossegue até domingo (30.09). “O MT-Hemocentro mantém em seu calendário anual a realização de campanhas de sensibilização com o objetivo de cada vez mais conseguir doadores fidelizados de sangue e manter o estoque de sangue necessário para atender as demanda dos usuários do SUS que necessitam do sangue”, disse a diretora geral do MT-Hemocentro, Eliana Rabane.

A diretora geral do MT -Hemocentro destaca ainda que as campanhas desempenham um papel importante na política de gestão da unidade. Durante as campanhas, a população fica informada sobre a necessidade dos serviços de saúde em salvar vidas com o sangue doado, e o número de visitas dos doadores as unidades coletoras aumentam consideravelmente. “A campanha esclarece sobre a simplicidade do gesto que pode salvar vidas. Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a saúde do doador e, sobretudo, ajuda o próximo e salva muitas vidas”.

Durante a semana da campanha de doação de sangue, a unidade móvel do MT-Hemocentro ficará a disposição da população em locais diferenciados e pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande. Com uma extensa programação, a campanha terá início na segunda-feira (24.09) na Praça Ipiranga, em frente ao Ganha Tempo, no período entre 8h e 17h30. Já para a terça-feira (25.09), o ônibus ficará estacionado no Terminal de Ônibus André Maggi, em Várzea Grande, no mesmo período. Para o dia 26 de setembro (quarta-feira), a unidade móvel estará a disposição na Empresa Durli Couros, situada na rodovia de acesso a Rondonópolis, após o Posto da Polícia Rodoviária Federal, das 10h às 18h.

Entre os dias 27 e 28 de setembro, a programação da campanha prossegue na Praça da República, das 8h às 17h30. Já no sábado (29.09) o local escolhido foi a Igreja São João Batista, situada no bairro Jardim Europa, em Cuiabá, entre 8h e 17h. Para finalizar mais uma campanha de doação de sangue, no dia 30 de setembro (Domingo) a equipe do MT-Hemocentro participará do Mutirão da Cidadania do bairro São Matheus, em Várzea Grande, no período das 8h às 16h.

Além desses postos de coleta disponibilizados para a Campanha, as doações também poderão ser feitas na sede do MT-Hemocentro, localizada na rua 13 de junho,nº. 1.055, que ficará aberto das 7h30 às 17h30 de segunda a sexta, e sábado das 7h30 às 12h, e a unidade de coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, que ficará a disposição dos doadores das 8h às 18h, de segunda a sábado.

Eliana Rabane relembra a população que é necessário respeitar um intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação. Como brinde será entregue aos doadores uma camiseta com o tema da Campanha “Faça como Eu! Doe Sangue!”.

DOAÇÃO DE SANGUE- As condições básicas para doar sangue são sentir-se bem, estar com boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento de identidade com foto, válido em território nacional. Para o dia da doação é necessário não estar em jejum, fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes, evitar alimentos gordurosos três horas antes.

PESSOAS QUE NÃO PODEM DOAR- Aquelas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas, que fizeram tatuagem ou colocaram piercing, nos últimos 12 meses, em estabelecimentos não controlados pela Vigilância Sanitária, que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos último ano.

APÓS A DOAÇÃO - O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem-estar e poderá, posteriormente, conhecer os resultados dos exames feitos em seu sangue. Estes testes servem para detectar doenças como AIDS, sífilis, doença de Chagas, vírus HTLV I e II, hepatites B e C. Outro exame revela o tipo sangüíneo. Em caso de sorologia positiva de algum dos testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra para confirmação e, se necessário, encaminhado a um serviço de saúde. O material infectado é descartado e não será usado para transfusões.





Fonte: Assessoria/SES

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206531/visualizar/