Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 19 de Setembro de 2007 às 19:26

    Imprimir


A energização dos últimos equipamentos da ampliação da subestação das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) em Sinop - que faz a transmissão de energia elétrica para todo o Nortão de Mato Grosso atingindo mais de 300 mil consumidores - será feita no domingo (23). As obras e as ampliações de estrutura garantem maior autonomia, capacidade de manobra e melhorias futuras para a qualidade da transmissão da energia elétrica entregue ao consumidor. Ao menos 39 equipamentos novos, tais como chaves seccionadoras, disjuntores, transformadores de potência e corrente, foram instalados para aumentar a confiabilidade e a operacionalidade funcional da subestação, reduzindo o número de interrupções na transmissão de energia.

Foi instalado um bay completo de 138 kV (estrutura composta por equipamentos de proteção, disjuntores, entre outros) que interliga a subestação da Eletronorte a da Cemat. A nova configuração possibilitará que, em caso de desligamentos ou defeitos na linha da Cemat, a Eletronorte não tenha o transformador da subestação desligado. "A estrutura anterior fragilizava a nossa capacidade de transmissão para toda a região Norte, que atende a vários municípios. Agora, temos mais independência e garantia de transmissão", relata o gerente da regional de Transmissão de Mato Grosso, Paulo César Nobuo Kojima.

No local também foi instalado um barramento duplo, estrutura que permite o desligamento do disjuntor do transformador de 230 kV da subestação, para manutenções, sem que o transformador deixe de ser alimentado e conseqüentemente, corte a transmissão de energia. "Antes, para qualquer manutenção tínhamos que desligar o transformador e isso interrompia o fornecimento em toda a região. Com a duplicação da barra, não teremos mais esse problema. O disjuntor pode ser desligado, sem desligar o transformador e nem a linha. E mesmo que seja necessário desligar a linha em Sinop, o fornecimento é mantido para a região de Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde", explica Kojima.

Associado à inclusão da barra dupla, está a instalação do bay de linha de 230 kV, que garante flexibilidade e alternativas para a operação do sistema, sem que seja necessário o desligamento. E também, já está sendo licitada a compra de equipamentos para instalar o bay do segundo transformador da subestação, com capacidade de transformação igual à do atual, em 100 MVA.

Além dessas instalações, já está em andamento à implantação de um bay de compensador estático, equipamento que melhora o controle de tensão e permite a transmissão linear da energia, sem oscilações, ou seja, com maior qualidade. A previsão é de que o equipamento esteja completamente montado até o final de 2008. Todas essas mudanças garantem maior confiabilidade, capacidade de operação e qualidade do serviço na região. Além de deixar a estrutura pronta para novas melhorias, explica o gerente.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206628/visualizar/