Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 13 de Setembro de 2007 às 10:36

    Imprimir


O Banco Central decidiu manter a projeção de estabilidade para os preços da gasolina neste ano, embora ressalte que o mercado internacional de petróleo continue com muito volátil.

A previsão consta da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC, que na semana passada reduziu a taxa básica de juros da economia, a Selic, para 11,25% ao ano.

"O preço do petróleo, fonte sistemática de incerteza advinda do cenário internacional, permanece elevado e segue mostrando acentuada volatilidade, refletindo não apenas mudanças estruturais no mercado energético mundial, mas também episódios recorrentes de incerteza geopolítica. A despeito da considerável incerteza inerente às previsões sobre a trajetória futura dos preços do petróleo, permanece plausível o cenário central de trabalho adotado pelo Copom, que prevê preços domésticos da gasolina inalterados em 2007", afirma o documento.

O Copom alerta ainda que outras commodities também tiveram os preços elevados nas últimas semanas como conseqüência do aumento das incertezas em relação ao crescimento mundial e às turbulências nos mercados financeiros.

Eletricidade e telefone

Para as tarifas de energia elétrica, a previsão em relação os preços passou de uma variação negativa de 3,6% para uma redução de 4,4%.

O Copom espera ainda que os preços da telefonia fixa tenham um reajuste de 2,8%, menor que os 3,3% previstos na ata anterior, divulgada em julho.

A expectativa em relação ao conjunto de preços administrados foi mantida em 3,2%. Esses itens representam 30,91% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é o indicador utilizado pelo governo para o sistema de metas de inflação.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207376/visualizar/