Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 12 de Setembro de 2007 às 16:11
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


O deputado Mauro Savi usou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (11) para ressaltar a importância da instalação de um dos mais modernos frigoríficos de bois e suínos da América Latina a ser instalado no município de Sorriso. O empreendimento, do Grupo JBS - Friboi, representa um investimento de U$ 300 milhões (aproximadamente R$ 580 milhões) e a geração de 5 mil empregos diretos e 8 mil indiretos.

Para o líder do governo na Assembléia, o investimento é uma vitória para o município de Sorriso. "O frigorífico terá uma capacidade de abater 6 mil bois/dia e 12 mil suínos/dia, o que implica em geração de emprego e renda para o município. A expectativa é de 5 mil empregos diretos até 2010, quando estará com sua capacidade total", ressaltou ao frisar que o convênio foi assinado entre o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato e o Grupo JBS Friboi nesta segunda-feira, 10.

De acordo com informações da Prefeitura de Sorriso, cerca de 300 pessoas, entre autoridades, empresários, agricultores e comerciantes acompanharam a assinatura do protocolo de intenções. O grupo empresarial foi representado pelo proprietário da empresa, José Batista Sobrinho e o presidente executivo, Joesli Mendonça Batista e também pelo diretor presidente da Malibu Confinamentos, Mario Celso Lopes.

Conforme o prefeito Rossato, esse investimento de U$ 300 milhões deve gerar um faturamento anual de U$ 1 bilhão, após conclusão do projeto. A implantação do complexo industrial para abate e industrialização de bovinos e suínos prevê ainda a geração de 8 a 10 mil empregos indiretos.

De acordo com o protocolo de intenções assinado, a empresa deve priorizar a mão-de-obra local e regional, que, conforme o prefeito, será qualificada por meio de cursos e incentivos. Outro destaque é que este será um dos maiores investimentos do grupo, que está entre os principais no mercado internacional de carne.

Outra vantagem é que a matéria-prima será fornecida pelos próprios produtores da região, o que faz com que a pecuária passe a ser uma forte alternativa econômica para Sorriso, juntamente com o confinamento bovino. "Estamos dando um grande passo na transformação da matéria-prima em produto industrializado e proporcionando maior geração de empregos e distribuição de renda", acrescentou o prefeito por meio da assessoria de imprensa.

Porém, conforme as autoridades locais e empresários, a instalação desse complexo industrial em Sorriso só foi possível graças à infra-estrutura que o município oferece, a exemplo do Aeroporto, cuja obra será concluída até o final do ano, e dos investimentos feitos nos últimos anos nas áreas de Saúde, Educação, Agricultura e Transporte.

"Trabalhamos muito para que Sorriso pudesse receber empreendimentos desse porte e temos certeza de que ainda virão muitos outros que possam gerar ainda mais emprego e renda para a população sorrisense", destacou o líder do governo na Assembléia, deputado Mauro Savi, que se empenhado, junto ao Governo Estadual para garantir toda a infra-estrutura necessária para o município de Sorriso.

De acordo com informações do site oficial do Grupo JBS Friboi, a empresa é líder em exportação de carne bovina, primeira no mundo em capacidade de abate (47,1 mil cabeças por dia), maior multinacional brasileira de alimentos e conquista também uma posição expressiva no mercado de carne suína (com aquisição da Swift and Company, a JBS entra para o mercado de carne suína). A empresa atua nos segmentos de alimentos e transportes, e tem hoje mais de 40 mil funcionários.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207505/visualizar/