Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 31 de Agosto de 2007 às 11:48
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) continua atenta no monitoramento da dengue e realiza de 10 a 12 de Setembro, no Hotel Deville, em Cuiabá, a 4ª Reunião Estadual de Avaliação do Programa de Controle da Dengue. O encontro tem como objetivo avaliar a execução das ações do Programa de Controle da Dengue executadas pelo governo estadual e municípios dos últimos doze meses. O Ministério da Saúde fará parte das atividades de avaliação.

“A avaliação cumpre também atender necessidades de implementação do Programa e adotar, se necessário, novas estratégias de enfrentamento e controle da dengue “, anunciou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Maria Conceição Villa, lembrando que um Plano de Contingência para o enfrentamento da dengue está sendo elaborado para a vigência dos próximos doze meses além de discutir e incluir a organização do plano de assistência ao paciente com dengue na Atenção básica, secundária e terciária.

Secretários municipais de Saúde, coordenadores e técnicos dos 36 municípios de Mato Grosso prioritários para a doença participam do encontro, que terá a presença do coordenador Nacional do Programa da Dengue, Giovanini Evelim Coelho, e do coordenador de Comunicação e Mobilização, no Âmbito Municipal, André Falcão, ambos do Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi, o Estado de Mato Grosso contabiliza, de Janeiro a Agosto de 2007, o total de 17.300 casos notificados de dengue em seu território, com quatro mortes: duas no município de Carlinda, uma em Primavera do Leste e uma em Cuiabá. O município de Nova Monte Verde notificou um caso de óbito que está sob investigação para verificar se o motivo da morte foi a dengue. Durante o ano de 2006, de janeiro a dezembro, foram notificados 16.123 casos, com dois óbitos.

De acordo com a coordenadora, a Secretaria de Estado de Saúde executa ainda capacitações para 160 médicos em Manejo Clínico para pacientes com Dengue em estado grave, sendo estabelecidos os protocolos clínicos para esses pacientes na atenção aos sintomas, agravos e medicamentos. As atividades serão divididas em três etapas.

A primeira dessas capacitações ocorrerá no mês de setembro, entre os dias 17 e 24 de outubro atendendo aos municípios de Cáceres e Rondonópolis. A segunda fase está prevista para o mês de novembro, entre os dias 15 e 19 de novembro, atendendo a região Norte do Estado, onde serão capacitados quinze motoristas da Secretaria de Estado de Saúde.

Para dezembro, entre os dias 26 e 30 de dezembro, ocorrerá a última etapa do processo, abrangendo a região Médio Norte de mato Grosso. “Já demos início a essas capacitações. A primeira ocorreu no mês de abril, onde foram inclusos os municípios de Alta Floresta, Juína e Barra do Garças”, destacou.

A Secretaria vem desenvolvendo uma série de aquisições para um melhor enfrentamento da dengue. Foram adquiridos cinqüenta computadores para proporcionar mais agilidade na avaliação dos dados, quarenta bombas costais (manual e motorizada), além de peças para consertos de bombas UBV pesado e para manutenção dos veículos de UBV que estão em vias de finalização.

Maria de Lourdes Girardi finalizou encorajando os municípios a continuarem no desenvolvimento das ações de busca de criadouros, de casa em casa, na inspeção de imóveis e no envolvimento da população para os cuidados da dengue. “A parceria da população com controle da dengue continua sendo imprescindível. A limpeza dos terrenos, a eliminação de pneus, a proteção de depósitos não descartáveis, com tampas, ou a adequada destinação dos depósitos inservíveis são atitudes que podem fazer a diferença no êxito das ações”, afirmou a coordenadora.





Fonte: Assessoria/SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209027/visualizar/