Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 26 de Agosto de 2007 às 10:06
Por: Thaís Raeli

    Imprimir


Os republicanos vão rever as filiações de ao menos seis prefeitos que acompanharam o governador Blairo Maggi na adesão ao PR no início deste ano. Na lista está o nome do prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, segundo informou o deputado Mauro Savi (PR). A justificativa é a de que a agremiação não aceitará correligionários que estejam descansados, sem militar em prol do partido. A discussão está marcada para a primeira quinzena de setembro.

De acordo com Savi, os dirigentes esperam uma construção autônoma das candidaturas em seus respectivos municípios e por isso precisam de personalidades mais atuantes. Ele relembrou o discurso do presidente do PR em Mato Grosso, governador Blairo Maggi, durante o 1º Encontro Estadual que aconteceu na semana passada. Na ocasião, o chefe do Executivo impugnou o financiamento de campanha pela agremiação.

Maggi declarou que o respaldo se restringirá à esfera política, não entrando no campo financeiro. “Para quem contar com isso é melhor nem começar. Abrir a carteira ninguém vai. Ficar esperando que o partido banque tudo não dá”.

Ao todo, mais de 70 chefes do Executivo de diversas agremiações acompanharam Maggi na troca de partido e são os primeiros nomes na candidatura à reeleição. Blairo aderiu ao Partido da República em fevereiro deste ano, após ter sido eleito pelo PPS. A mudança de agremiação foi por divergência com a direção nacional e pelo projeto de liderar uma agremiação de forma autônoma.

Como líder do governo na Assembléia Legislativa, Savi disse que nem a candidatura do presidente da Casa, deputado Sérgio Ricardo (PR), deixará de passar por essa fase de construção. Ele apontou alguns problemas na definição de nomes no interior de Mato Grosso, como ocorre no município de Paranaíta e Primavera do Leste, por exemplo. Nas discussões internas, os deputados federais Wellington Fagundes e Homero Pereira divergem sobre quem o PR deve apoiar, o que – na prática - resulta num “choque” entre as bases.

Nos bastidores, a recomendação é para que os republicanos resolvam seus conflitos internos sem que isso extrapole as limitações do partido. Nessa orientação, os líderes incluem os discursos do ex-secretário de Estado Luiz Antônio Pagot e do postulante ao cargo de chefe do Executivo na Capital, deputado Sérgio Ricardo. Na semana passada, a dupla protagonizou uma troca de farpas, após Pagot ressaltar que o atual prefeito Wilson Santos (PSDB) é um candidato forte e praticamente imbatível por conta dos recursos do PAC e do governo do Estado em Cuiabá.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209772/visualizar/