Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 23 de Agosto de 2007 às 09:44

    Imprimir


A Polícia Federal iniciou nesta quinta-feira (23) a Operação Revisão, destinada a desmontar uma organização criminosa que atuava para receber valores referentes à revisão de aposentadoria devidos pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INSS). O dinheiro era recebido indevidamente, sem que os reais beneficiários tivessem conhecimento.

Estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão nas cidades paulistas de Campinas, Sumaré, Americana, São José do Rio Preto e São Sebastião e também em Sonora (MS). A PF estima que o montante desviado seja de R$ 5 milhões.

O golpe funcionava assim: para obter a revisão, o aposentado deveria propor ação judicial específica. O pedido podia ser formulado diretamente ou por procurador, via internet.

Depois que a Justiça concedia a sentença, um novo valor de aposentadoria passava a ser pago ao aposentado, que também ganhava o direito de receber uma soma de recursos a mais, referente às diferenças que deixaram de ser pagas antes da revisão do benefício.

Os fraudadores ficavam com esse ‘estoque’ de dinheiro que o aposentado deixou de receber por um determinado período e que tinha direito a sacar após a concessão da revisão.

Segundo a PF, os fraudadores atuavam de duas formas distintas. Eles falsificavam documentos de identidade, de forma a possibilitar que um integrante da organização criminosa, passando-se pelo verdadeiro beneficiário, retirasse o dinheiro em uma agência da Caixa Econômica.

E também elaboravam falsas procurações, possibilitando que um dos membros do grupo levantasse o dinheiro como se estivesse a mando do beneficiário. Além de falsários, integram o grupo criminoso prestadores de serviços à Caixa Econômica Federal, que faziam a consulta de valores retroativos de pedidos de revisão de aposentadoria, disponíveis para saque.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210282/visualizar/