Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 22 de Agosto de 2007 às 20:57

    Imprimir


As aulas do segundo semestre de 2007 no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop começaram no dia 20, já nas novas instalações e marcado pelo início do Programa de Inclusão Indígena (Proind). Foram recebidos 250 aprovados no vestibular para 2007/2 e dois estudantes indígenas que ingressam no curso de Enfermagem.

Os calouros indígenas Matheus Alcântara Rondon e Alvanei Reginaldo Pereira, da etnia Terena, ingressaram na universidade através do II Processo Seletivo Específico para os Povos Indígenas de Mato Grosso, que faz parte do Proind. O programa, desenvolvido no âmbito da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), tem como meta a inserção de estudantes índios de Mato Grosso no ensino superior na área de saúde e é responsável pelo ingresso de seis estudantes de quatro etnias do Estado nos cursos de Medicina e Enfermagem, no Campus de Cuiabá, e mais quatro em Enfermagem, nos campi de Sinop e de Rondonópolis.

Em Sinop, os estudantes participaram pela manhã da recepção dos calouros do curso de Enfermagem, junto aos estudantes veteranos do segundo e terceiro semestre, e dos professores do curso. Na ocasião o diretor do campus, Marco Antônio de Araújo Pinto, e o coordenador do curso, em exercício, Rogério Coimbra, deram as boas-vindas aos alunos. Estavam presentes no evento a coordenadora de Políticas Acadêmicas da Proeg professora Myrian Thereza Serra e a coordenadora do Proind, professora Carmen Lucia da Silva, do Departamento de Antropologia. Elas fizeram uma exposição sobre o Proind, sobre o processo seletivo e a respeito dos povos indígenas.

Também participaram das atividades, os bolsistas do programa, Cícero Eduardo Rodrigues, do curso de Ciências Sociais da UFMT, Luiza Oliveira Rodrigues, representando o setor de Educação da Funai-MT, Elizete Correia, representando a Funasa de Mato Grosso, todos integrantes da Comissão de acompanhamento acadêmicos dos estudantes indígenas da UFMT.

Também em Sinop haverá orientação acadêmica, a esses estudantes, sob a responsabilidade da professora Carmem Wobeto, com quem houve reunião logo após a recepção, com participação de professores do curso de Enfermagem e com as coordenadoras do Proind. Foi realizada, também, reunião a respeito do Programa de bolsas Vigisus II-Funasa e com representantes da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Sinop, buscando garantir a assistência à saúde dos estudantes do Proind em Sinop.

Contato com a Comissão: (65) 3615.8305.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210347/visualizar/