Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 22 de Agosto de 2007 às 18:37
Por: MARIA NASCIMENTO

    Imprimir


Assembléia Legislativa, representantes da embaixada Chinesa no Brasil, empresários mato-grossenses e governo iniciaram nesta quarta-feira (22) uma nova e mais estreita política de relação de comércio entre os dois países. Em reunião no seu gabinete, o presidente da AL, deputado Sérgio Ricardo (PR) informou ao ministro Conselheiro de Imprensa da Embaixada Brasil/China, Pan Mingtao e ao presidente Bi-nacional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/China, Charles Tang, a criação da Frente Parlamentar da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/China. Além de Frente na AL, Mato Grosso também lança amanhã (23), às 9 horas, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil/China e, à noite, às 19 horas, consolida as ações com uma palestra sobre o tema na sede da Federação das Indústria de Mato Grosso (Fiemt). O Projeto de Resolução que criou a Frente Parlamentar é de iniciativa do deputado Humberto Bosaipo (DEM) e foi aprovado por unanimidade pelo plenário da AL. Ela terá como meta atuar no intercâmbio entre os dois países de modo a garantir o aumento das relações comerciais, turísticas e de outras áreas, sempre voltado para a sustentabilidade.

Os representantes chineses demonstraram o interesse do seu país em aumentar o incentivo entre os empresários dos dois países em todos os setores da economia e até cultural. Pan Mingtao parabenizou a iniciativa da AL e afiançou que, “com a ajuda do parlamento mato-grossense será mais fácil mostrar a China aos mato-grossenses e ao mesmo tempo, mostrar Mato Grosso aos Chineses”.

Entre os interesses comuns, está a produção e exportação de peixe. Segundo Sérgio Ricardo, Mato Grosso tem interesse em conhecer a produção daquele país, já que a China é o maior produtor de peixe do mundo. O empresário mato-grossense Geraldo Mahon, falou aos chineses da iniciativa do deputado Sérgio Ricardo que “vem desenvolvendo um amplo programa de repovoamento dos rios mato-grossense”. Além do programa, Sérgio Ricardo é autor de diversas leis na área de piscicultura, entre elas a 8.464 de 2006 que estabeleceu normas para a aquicultura e a 8.684 que isentou de ICMS os criadores de peixes e Jacaré em cativeiro.

Pela terceira vez em visita oficial a Mato Grosso, Charles Tang disse ser importante o vínculo entre o povo chinês e a nação brasileira, especialmente mato-grossense. “Esse intercâmbio vem estreitar os caminhos e beneficiar os dois lados”. Ele citou que em visita anterior mostrou o mercado chinês ao produtores de algodão daqui e disse que agora pretende, em parceria com a AL e o governo, mostrar outras alternativas de negócios entre este estado e o seu país.

Tang admitiu que há uma crise internacional, mas lembrou que a China é um país consolidado, em franca expansão e com um grande potencial consumidor. Segundo ele, o governo Chinês tem investido fortemente num programa denominado ´ Sociedade Harmonial´ que faz inclusão social daquele povo. Só nos últimos anos 400 milhões de pessoas saíram da pobreza e o país vem acelerando ainda mais essa inclusão social.

Outros fatores atrativos para os mato-grossenses, citado por ele, é a demanda chinesa por carnes de aves, especialmente o frango, e de suíno, além do interesse na soja.

O deputado Humberto Bosaipo (DEM) ressaltou que a China tem demonstrado grande interesse no mercado brasileiro, melhorando seus produtos em função da exigência de mercado. Autor da resolução que criou a Frente Parlamentar, o democrata também deixou claro seu interesse em presidir esse trabalho. Outros dois parlamentares, Otaviano Pivetta (PDT) e Campos Neto (PP) já se anteciparam em anunciar o interesse em compor a Frente Parlamentar de Comércio e Industria Brasil/China. Entre as alternativas já estudadas está a visita de profissionais, empresários e parlamentares mato-grossenses àquele país.

CORTESIA

Ao final da visita oficial dos chineses à AL, e para demonstrar a amizade entre os dois países, o presidente da AL, deputado Sérgio Ricardo presenteou o ministro Conselheiro de Imprensa da Embaixada Brasil/China, Pan Mingtao e o presidente Bi-nacional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/China, Charles Tang, com o livro Sabores de Mato Grosso, de autoria de Tanany Cerreira e Jupirany Devillart com receitas mato-grossenses, especialmente à base de peixes locais.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210376/visualizar/