Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Agosto de 2007 às 13:50
Por: Marcelo Lima

    Imprimir


Foi inaugurada no último dia 17, sexta-feira, mais uma unidade do PSF, Programa Saúde da Família, em São José do Rio Claro. Localizando na região central, agora são cinco os postos de atendimento em saúde preventiva em toda a cidade.

O PSF5 atenderá 675 famílias, o que é considerado um bom número, já que os agentes comunitários e equipe médica não ficarão sobrecarregadas com o excesso de atendimentos que muitas vezes é normal quando a unidade atende mais do que o previsto pelo Mistério da Saúde, que estipula entre 600 e 900 o número de famílias como o recomendável.

Assim como os outros PSFs, o novo centro de atendimento trabalhará com a medicina preventiva, com programas de saúde voltados às mulheres, crianças, hipertensos, diabéticos, gestantes e idosos.

A secretária municipal de Saúde e Saneamento, Sandra Patrícia Kuhn Meneguini, lembrou que, juntamente aos trabalhos básicos do PSF, palestras de esclarecimento junto à população também serão adotadas nesta unidade, o que, segundo ela, vem reforçar o trabalho feito dentro do consultório médico. O PSF 5 também conta com um consultório odontológico completo, onde oferecerá trabalhos não só de extração, mas também de restauração.

Na cerimônia de inauguração, que contou com representantes do poder legislativo, executivo e munícipes, o prefeito Massao Paulo Watanabe lembrou que com o novo posto, existe agora uma cobertura total dos PSFs no município.

“O grande mérito hoje em São José do Rio Claro é termos os quatro PSFs urbanos e o PSF rural, o que muitos municípios lutam para conseguir. Temos uma valorização do ser humano muito grande, porque quem já precisou ser atendido nos grandes centros urbanos sabe que lá somos apenas um número. Nos PSFs somos vistos como pessoas, ainda mais porque essa é a função das equipes: reconhecer o problema de cada indivíduo, de cada família”, afirmou Massao.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210442/visualizar/